A libertação autêntica, que é a humanização em processo, é práxis, que implica a ação e a reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo (Freire, 2011, p. 93). A educação problematizadora é a essência do ser da consciência, que é a sua intencionalidade eexistência, a comunicação.
Para Freire, a Educação Problematizadora é uma maneira de estimular os alunos a questionarem o mundo, a pensarem em soluções, a se entenderem como parte de uma sociedade e a não se conformarem com a realidade.
A concepção problematizadora da educação respeita a natureza do ser humano, percebendo-o como o ser (unicamente) capaz de objetivar o espaço através da práxis – união entre a teoria (pensar) e a prática (agir), construindo sua própria compreensão da realidade.
A definição de educação específica de Freire é: educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. Segundo Freire, há duas espécies gerais de educação: a educação dominadora e a educação libertadora.
A educação bancária não é libertadora, mas, sim, opressora, pois não busca a conscientização de seus educandos. Quer, na verdade, que corpos de alunos e alunas sejam inconscientes e sujeitados às suas regras. Perpetua e reforça, assim, sua relação vertical e autoritária.
30 curiosidades que você vai gostar
Assim é que, enquanto a prática bancária, como enfatizamos, implica uma espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos, a educação problematizadora, de caráter autenticamente reflexivo, implica um constante ato de desvelamento da realidade.
Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).
Na aprendizagem receptiva entendemos a educação no sentido amplo como sendo um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes de gerações adultas para gerações novas e no sentido estrito como um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes aos alunos pelo professor.
A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
A metodologia problematizadora tem o sentido primordial de possibilitar ao estudante a aprendizagem a partir da inserção na realidade, concebida como construção social.
O diálogo-problematizador é o conceito central da educação libertadora freireana. É o en- contro das pessoas através da palavra, pois "não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (FREIRE, 2002, p. 78).
O ensino contextualizado pela teoria problematizadora fundamenta-se na relação dialógica entre o professor e o aluno, possibilitando, em todo processo de aprendizagem, a comunhão de saberes, em que todos contribuem para uma visão mais crítica e integradora, totalizante de mundo Na concepção problematizadora há uma a ...
A pedagogia libertária é uma tradição de crítica e reimaginação dos modelos educacionais que fundamentam as dinâmicas formais e informais de formação humana na sociedade.
Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.
Trata-se de um ensino do tipo horizontal, pautado na promoção do diálogo, da curiosidade e do posicionamento crítico do educando. A pedagogia dialógica, portanto, promove o debate aberto, por meio da validação das respostas dos alunos, que interagem tanto com o professor como uns com os outros.
1. Acto de conceber (sentido próprio e figurado). 2. Faculdade de conceber, de compreender, de idear.
A partir da definição de currículo, retomam-se sucintamente as concepções tradicional, tecnicista, humanista, cognitiva e a concepção histórico-crítica como aquela a qual permite uma práxis pedagógica na qual os saberes sistematizados historicamente possam ser apropriados por todos os que chegam à escola, ...
Linhas pedagógicas:Tradicional. A linha pedagógica tradicional teve início no século XVIII e ainda é a mais utilizada nas escolas brasileiras. ... Democrática. ... Montessoriana. ... Construtivista. ... Waldorf. ... Existe uma única linha pedagógica correta?
A educação, portanto, reflete a sociedade em que ocorre. ... Neste sentido, a educação escolar seria um elemento “fora” da sociedade e, através da qual, todos os indivíduos passariam por ela, apropriar-se-iam de valores e habilidades e se integrariam ao corpo social, cada qual com sua especificidade.
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Uma proposta orientada por uma concepção de educação integral, cujo pressuposto é o apoio ao desenvolvimento do ser humano em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural.
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.
A educação bancária nega a educação como um processo de busca pelo conhecimento. Nas palavras do educador, a educação bancária “é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos” (FREIRE, 2017, p. 82). Não se reflete sobre a sociedade em que se vive.
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Nega a dialogicidade como essência da educação e se faz antidialógica. Inibe a criatividade, domestica, dá ênfase à permanência; Dialogicidade, segundo Paulo Freire, está em permitir aos alunos agir e refletir sobre a ação pedagógica realizada, diferente de um refletir exclusivo da mente do professor.
A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educandos. Parte da convicção de que há uma riqueza de ideias, de dons e de carismas na alma e no cotidiano dos interlocutores.
Quantas dinastia teve a China?
O que quer dizer manifestação MP?
Quais são os CID que dá direito ao bilhete especial?
Onde está escrito na Bíblia que Deus não muda?
Como se chama Micro-ônibus em Portugal?
Como se contrai a bactéria que come carne humana?
Quais são os benefícios da cobertura vegetal?
O que faz um coordenador de cadastro?
Qual nome se dá ao conjunto de Micélios e como essa S estrutura S pode ser denominada s )?
Como fazer diagnóstico de hardware?
Como descrever a qualidade do sono?
Quem usa o Death Note vira Shinigami?
Como funciona os olhos dos peixes?
Em que ano morreu o sanfoneiro Sivuca?
O que é cardiopatia grave para o INSS?
Quanto tempo posso voltar pros EUA?