O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
Em 1290, concluída a reconquista portuguesa, o rei Dinis I de Portugal decretou que a "língua vulgar" (o galego-português falado) fosse usada em vez do latim na corte, e nomeada "português".
A literatura portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Moderna.
A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país.
As diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas ser encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros.
O galego-português formou-se a partir do século IX, na antiga província romana da Galécia, como resultado da assimilação do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos a partir do século II d.C. Incorporou também léxico de origens pré-celta, celta, germânico, provençal, moçárabe.
A ruptura política e as mudanças da corte portuguesa, desde o norte em direção ao sul, foram provocando pouco a pouco a separa- ção das normas linguísticas galega e portuguesa.
Por conta disso, ela pode ser dividida em eras e subdividida em escolas literárias. São elas: Era Medieval (Trovadorismo e Humanismo), Era Clássica (Renascimento, Barroco, Neoclassicismo), Era Romântica (Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo e Modernismo).
Escolas literárias
O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
No caso da literatura galega, fundada sobre uma língua sem estado próprio e historicamente desprovida de fronteiras políticas que a delimitem e protejam do forte impulso castelhano, que se impõe como língua normativa já desde o final da Idade Média, os marcos nos quais a literatura ganha forma são de especial relevância.
Crescia, juntamente com a língua, a produção de textos literários sendo eles textos líricos, novelas de cavalaria ou textos de espiritualidade. Foi a literatura que proporcionou que acompanhássemos a evolução da língua, do galego-português até transformar-se em uma língua clássica.
Com mais de nove séculos de tradição, a Literatura Portuguesa conta com ilustres representantes, entre eles Luís de Camões e Fernando Pessoa. Ouvir: Literatura Portuguesa. Origens da Literatura Portuguesa Denomina-se como Literatura Portuguesa toda produção literária escrita em língua portuguesa por escritores portugueses.
Como responder uma mensagem no Google Chat?
Como responder cartão de resposta?
Como responder uma mensagem para entrevista de emprego?
Como responder um E-mail formal de agradecimento?
Como responder E-mail com anexo Iphone?
Como responder E-mail de cliente?
Como colocar dinheiro na Clear Pro?
O que significa aprovado com pendências?
Como responder positivamente uma proposta de emprego?
Como ocultar um arquivo no Android?
Como responder um E-mail encaminhado Gmail?
O que é ideologia para Mannheim?
Como agradecer a oportunidade de emprego por E-mail?
O que torna necessário para que haja as sinapses?
Quando é que o trabalhador não recebe mais os adicionais de insalubridade ou de periculosidade?
Qual o nome que se dava o líder do nomo?
Qual seu maior sonho profissional resposta?
Como os jogos podem ser aplicados para a gestão de recursos humanos?