Uso do Por que, Porquê, Por quê e PorquePor que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. ... Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.
...
Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por:por que motivo;por qual motivo;por que razão;por qual razão.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
Usamos POR QUE (separado e sem acento circunflexo) nos seguintes casos: a) Nas frases interrogativas (quando escrevemos no início das frases) e quando equivale à "razão", "motivo" e "causa". Por exemplo: Por que você não varreu o chão?
15 curiosidades que você vai gostar
Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.
Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.
Como funciona uma consulta por telemedicina?
Como inserir caixa de escolha no Excel?
Como acabar com a sensação de vazio?
Onde fica a conta ajuste de exercícios anteriores no plano de contas?
Como esticar arame liso usando catraca?
Como colocar blocos no AutoCAD 2020?
Como agir com pessoas hipócritas?
O que uma pessoa com síndrome de Down pode fazer?
Como inserir uma coluna em uma planilha do Excel?
Como vencer os medos da ansiedade?
Quando São José dos Pinhais foi criada?
Quantos anos tem a cidade de Luxor?
Qual a função de uma organização internacional?
Como surgiu a ciência ecológica?