A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
A morte celular ocorre após uma lesão celular irreversível, que pode ter diferentes causas, e é importante no estudo do câncer, doenças auto-imunes e neurodegeneração. O processo é caracterizado basicamente pela perda da integridade da membrana plasmática da célula e consequente fragmentação do núcleo celular.
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
– Mutações pontuais(alterações na sequência de bases do DNA); – Aberrações cromossômicas estruturais(quebra nos cromossomos); – Aberrações cromossômicas numéricas(aumento ou diminuição no número de cromossomos).
A apoptose e a autofagia são as principais formas de morte celular programada, enquanto que a necrose é tradicionalmente considerada um processo não fisiológico que ocorre como resultado duma infecção ou lesão.
35 curiosidades que você vai gostar
A apoptose, também conhecida como “morte celular programada”, é um processo no qual a célula, quando destinada a ser destruída, ativa enzimas que irão degradar seu DNA e as proteínas nucleares e citoplasmáticas.
São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.
Cuidados de Radioproteção
As radiações externas podem ser controladas operando-se com três parâmetros fundamentais: tempo, distância e blindagem.
Absorver doses superiores a 30 Gy causa danos neurológicos. Em minutos, pacientes apresentam vômito e diarreia fortes, tontura, dores de cabeça e inconsciência. Convulsões e tremedeira são comuns, bem como ataxia, ou a perda do controle voluntário das funções musculares. A morte em 48 horas é inevitável.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Na morte celular programada, as células sofrem "suicídio celular" quando recebem alguns sinais. A apoptose resulta na morte de uma célula, mas beneficia o organismo como um todo (por exemplo, ao auxiliar no desenvolvimento dos dedos ou eliminar células potencialmente cancerosas).
Os mecanismos celulares produzindo mudanças na forma e nos movimentos das células (Figura 8.2) e que estão envolvidos na morfogênese, organogênese e maturação de uma estrutura, órgão ou sistema consistem na: proliferação (divisão), adesão, migra- ção, diferenciação e metabolismo celular, além da morte celular ...
Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
Lesão Celular: causas endógenas
As agressões atuam por mecanismos muito diversos, sendo os mais conhecidos e importantes: redução na disponibilidade de O2 às células; radicais livres; anormalidades em ácidos nucleicos e proteínas; resposta imunitária; e distúrbios metabólicos.
Nesses casos, "o indivíduo afetado pode apresentar diversas patologias de pele na área atingida, como perda de pelos e escurecimento [maioria dos casos], bolhas, queimaduras e necrose, e apresentar sintomas como náusea, vômito e diarreia", conta Vieira.
Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.
Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.
O papel da Radioproteção é monitorar os limites e tomar as medidas de segurança necessárias. LIMITAÇÃO é um princípio fundamentado nos limites anuais de doses de radiação para o público em geral e também especificamente direcionado aos IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos).
Os principais são:Avental de chumbo ou plumbífero. A vestimenta plumbifera é uma espécie de manta de chumbo que cobre a região torácica e abdominal dos pacientes e operadores durante a realização de exames radiográficos. ... Óculos plumbíferos. ... Protetores de gônadas. ... Protetores de tireóide.
Quais são os principais EPIs de proteção radiológica?Aventais de chumbo. Definitivamente, os aventais de chumbo estão entre os principais EPIs de proteção radiológica do mercado. ... Protetores de tireoide. ... Luvas de chumbo. ... Óculos plumbífero. ... Protetor de gônadas.
Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.
As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.
Nem todas as células morrem por apoptose; portanto, o processo de apoptose não é sinônimo de morte celular. A morte celular pode ocorrer de várias maneiras, e uma delas é a apoptose, que é uma morte programada, também tratada como suicídio celular. Outra maneira muito frequente de morte celular é a necrose.
Ao morrer a célula garante a regulação da homeostasia do organismo. ... Quando esse ciclo de morte das células não ocorre, pode acarretar em patologias pelo excesso ou pela ineficiência de apoptose, como por exemplo, as doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson) e o câncer, respectivamente”, reforça.
Como calcular salário de folguista?
Quanto tempo tem o tempo fui ao tempo perguntar?
Qual o verdadeiro nome do papa Bento 16?
Quantas línguas fala o Neymar?
Quais são os tipos de canetas?
Qual é o principal tipo de turismo no Brasil?
Como funcionam os intervalos musicais?
Porque o ovo é bom para quem malha?
Qual o valor do licenciamento 2022 mg?
Como calcular porção por pessoa?
Como funciona a fusão fracionada?
Como fazer o cálculo de horas trabalhadas?
Quando a guarda unilateral é recomendada?
Como saber quanto tenho no Ourocap?