Segundo Limongi-França (2008), pode-se definir os seguintes níveis de atuação da gestão da qualidade de vida no trabalho (G-QVT): Gestão Estratégica de QVT - quando é declarada na missão e política da organização, em conjunto com a imagem corporativa.; Gestão Gerencial da QVT - quando aparece como responsabilidade e ...
Exemplos de fatores na qualidade de vida no trabalhoAmbiente psicológico e físico de trabalho.Satisfação com a função executada.Motivação para o exercício da atividade.Oportunidade de crescimento.Desenvolvimento pessoal.Clima organizacional.Remuneração justa e adequada.Benefícios concedidos.
O QVT – ou Qualidade de Vida no Trabalho – é, basicamente, o nível de satisfação de um funcionário em seu ambiente corporativo. ... Trata-se do prazer que uma pessoa sente ao ir ou estar em seu local de trabalho. A primeira vez que esse termo apareceu foi em meados da década de 1950.
A atenção ao bem estar do trabalhador, a sua participação nas decisões e problemas do trabalho e a eficácia organizacional são, de acordo com estes autores, os principais aspectos a serem considerados pela QVT.
As publicações em QVT têm enfatizado diferentes aspectos: conciliação dos interesses das organizações e dos indivíduos (Fernandes, 1996); saúde, estilo de vida e ambientes de trabalho (Silva & Marchi, 1997); segurança e higiene no trabalho (Signorini, 1999); conflitos decorrentes das relações interpessoais (Bom Sucesso ...
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Quais são os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho?Ambiente psicológico e físico de trabalho;Satisfação com a função executada;Motivação para o exercício da atividade;Oportunidade de crescimento;Desenvolvimento pessoal;Clima organizacional;Remuneração justa e adequada;Benefícios concedidos;
As iniciativas de QVT têm dois objetivos: de um lado, aumentar a produtividade e o desempenho; de outro, melho- rar a qualidade de vida no trabalho e a satisfação com o tra- balho. ... Sob determinadas circunstâncias, melhorias nas condições de trabalho contribuirão para com a produtividade.
1- Questionários de avaliação do QVT
Entre eles os principais são o QWLQ-78 (Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho, traduzido do inglês) e o TQWL-42 (Qualidade de Vida no Trabalho Total), além de suas versões resumidas.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Westley (1979) analisa a QVT a partir de quatro indicadores fundamentais, a saber: o econômico, o político, o sociológico e psicológico.
Criar um programa de qualidade de vida no trabalho tem como principal objetivo promover a satisfação, o bem-estar e a saúde dos colaboradores dentro do ambiente corporativo. Sem essa iniciativa, é comum perceber desânimo, conflitos, inquietação e isolamento entre a equipe.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
O clima organizacional, o desempenho do cargo, o sistema de gestão e principalmente a cultura da empresa são fatores importantes na determinação da Qualidade de Vida no trabalho.
Ainda este trabalho aborda os principais fatores que impactam na QVT, são aspectos que de alguma forma influenciam sobre a qualidade de vida das pessoas no seu ambiente de trabalho como, por exemplo, as condições de trabalho, a remuneração, a comunicação, o clima organizacional, o lazer, a segurança e saúde.
O modelo de Walton sugere oito categorias que enfatizam os fatores de influência na QVT, sendo eles: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso das capacidades, oportunidades, integração social, constitucionalismo, trabalho e vida, relevância social.
CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.
Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.
O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.
As 5 ferramentas da gestão da qualidadeAnálise SWOT. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas no mundo em planejamento estratégico. ... Fluxograma. ... Diagrama de Pareto. ... 5w2h. ... Ciclo PDCA.
Quais são as 7 ferramentas da Qualidade?Fluxograma. O fluxograma é uma ferramenta fundamental para que o setor possa definir os seus processos e como eles devem ocorrer. ... Diagrama de Ishikawa. ... Folhas de verificação. ... Histograma. ... Diagrama de Pareto. ... Cartas ou gráficos de Controle. ... Diagrama de dispersão.
As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias utilizado para definir, medir, analisar e resolver problemas que impactam nos resultados das organizações. Estas ferramentas colaboram para que os problemas sejam solucionados de forma assertiva, direcionando corretamente os esforços.
Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho1 – Lideranças que Motivam. ... 2 – Segurança e Estabilidade no Trabalho. ... 3 – Comunicação – A Chave da Motivação nas Organizações. ... 4 – Expectativas de Crescimento. ... 5 – Metas. ... 6 – Reconhecimento – É Bom e Todo Mundo Gosta. ... 7 – Bom Relacionamento Interpessoal.
Seis fatores para a satisfação dos funcionáriosORGULHO DA ORGANIZAÇÃO - Ter orgulho da empresa e de seus valores torna os colaboradores mais felizes.JUSTIÇA E RESPEITO - Ser tratado com justiça e respeito é um importante condutor de felicidade no ambiente de trabalho.
Abaixo, você confere as mais graves iniciativas, ações ou rotinas que impactam sua qualidade de vida e que precisam ser suprimidas imediatamente.Excesso de trabalho. ... Estresse. ... Negligência com a saúde. ... Má alimentação e sedentarismo. ... Falta de sono. ... Descompromisso financeiro com o futuro.
Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos colaboradores e na saúde financeira das empresas, causando baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criando uma energia negativa que repercute na vida profissional.
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