Os medicamentos de referência - também conhecidos como “de marca” por terem marca comercial bem conhecida - são aqueles que possuem eficácia e segurança cientificamente comprovadas. Geralmente são produtos inovadores, com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
– Referência: é um medicamento de marca, com nome comercial e, usualmente, com logotipo específico. – Genérico: o nome do produto sempre será o princípio ativo. A sigla que caracteriza a embalagem é a letra “G” em amarelo. – Similar: tem um nome comercial, normalmente parecido com o do medicamento de marca.
Medicamento de Referência, popularmente conhecido como “ético”, “de marca” ou “original” é aquele medicamento inovador, ou seja, ele é o primeiro medicamento a ser produzido para uma determinada doença, possuindo uma marca registrada e uma patente que dura em torno de 10 anos.
Medicamento similar: é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em ...
Os medicamentos genéricos podem ser identificados pela tarja amarela na qual se lê "Medicamento Genérico". Além disso, deve constar na embalagem a frase “Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999”. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.
– Referência: este é um produto de marca e tem um nome comercial, normalmente com logotipo específico. – Genérico: o nome do produto será sempre um princípio ativo e nunca um nome comercial. A sigla que caracteriza a embalagem é a letra “G” (da palavra genérico) em amarelo.
A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo. O efeito, contudo, é o mesmo: o genérico passa pelos mesmos testes de ação e eficácia, impostos pela Anvisa, que as drogas de referência.
As listas dos medicamentos de referência possuem centenas de produtos listados como, por exemplo: 1 Aspirina; 2 Buscopan; 3 Tylenol; 4 Sinvastacor; 5 Viagra. More ...
Entretanto, desde a Resolução nº 134/2003, os fabricantes necessitam apresentar às autoridades competentes estudos comparativos com as medicações de referência, de acordo com a Anvisa. Essas comprovações se referem à bioequivalência, ou seja, o similar pode ser uma opção ao medicamento de referência.
Como identificar pela embalagem os três tipos de medicamentos (referência, genérico e similar)? – Referência: este é um produto de marca e tem um nome comercial, normalmente com logotipo específico. – Genérico: o nome do produto será sempre um princípio ativo e nunca um nome comercial.
Possui um nome comercial, dado geralmente pelo pesquisador que descobriu o fármaco, além do nome do princípio ativo, que aparece embaixo do nome comercial na embalagem do medicamento. O nome do princípio ativo segue a denominação comum brasileira (DCB), ou a internacional (DCI), quando não houver a brasileira.
O que é um sistema de informação e quais são as suas partes?
Qual sabonete íntimo o homem pode usar?
O que significa restrição de veículos?
Quais são os principais tipos de avaliação da aprendizagem?
Quando os óvulos não amadurecem?
O que fazer para renovar as células do nosso corpo?
Como melhorar a qualidade da imagem TV?
Quais são os países do mundo árabe?
Por que o yoga diminui o estresse e ansiedade?
O que acontece se um gato tomar Rivotril?
São exemplos de indicadores de enfermagem?
O que são poluentes primários e secundários?
Quantos tiros da uma pistola ponto 40?
Quais são as aves de mau agouro?
Como nasce o filhote de baleia?