A categoria A1 apresenta os medicamentos considerados entorpecentes, com retenção e notificação de Receita “A” obrigatória.ACETILMETADOL.ALFACETILMETADOL.ALFAMEPRODINA.ALFAMETADOL.ALFAPRODINA.ALFENTANILA.ALILPRODINA.ANILERIDINA.
A Notificação de Receita "A", para a prescrição dos medicamentos e substâncias das listas "A1" e "A2" (entorpecentes) e "A3" (psicotrópicos), de cor amarela, será impressa, as expensas da Autoridade Sanitária Estadual ou do Distrito Federal, conforme modelo anexo IX, contendo 20 (vinte) folhas em cada talonário.
A Notificação de Receita (NR) é o documento que, acompanhado da receita, autoriza a dispensação de medicamentos das listas A1 e A2 (Entorpecentes), A3, B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas), C2 (Retinóica para uso sistêmico) e C3 (Imunossupressoras).
O consumidor pode procurar pelo nome de marca do medicamento ou pelo princípio ativo. Optando pelo princípio ativo, serão listadas todas as apresentações disponíveis no mercado, sejam elas de medicamentos genéricos ou com nomes de marca na coluna Medicamento (laboratório) da versão PDF da lista da CMED.
Medicamentos de Controle Especial
Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.
42 curiosidades que você vai gostar
Receituário médico branco especial
Para remédios de uso controlado, como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores, é necessário a prescrição em duas vias: uma para o paciente, outra para a farmácia.
Para mais informações sobre o acesso a medicamentos no SUS dirija-se até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.
A Secretaria Municipal da Saúde lançou, em 14 de dezembro de 2015, o site e aplicativo “Aqui Tem Remédio”. Trata-se de uma ferramenta digital desenvolvida para auxiliar a população a encontrar em quais farmácias das unidades da rede municipal de saúde se encontram os medicamentos por ela buscados.
A categoria de produtos B2 reúne os medicamentos anorexígenos com retenção de receita tipo B obrigatória.AMINOREX.FENDIMETRAZINA.FENTERMINA.MEFENOREX.SIBUTRAMINA.
As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.
O que é a receita azul? A conhecida como receita azul é, na realidade, a notificação de receita azul. Ela é utilizada na prescrição dos medicamentos classificados como B (B1 e B2), ou seja, que contenham substâncias psicotrópicas.
A - para Entorpecentes e Psicotrópicos (listas A1, A2 e A3) COR AMARELA. B - para psicotrópicos (listas B1 e B2) COR AZUL. Notificação de Receita Especial - Retinóides, imunossupressores (listas C2 e C3) COR BRANCA.
Dispensação: medicamentos da Lista C2ACITRETINA.ADAPALENO.BEXAROTENO.ISOTRETINOÍNA.TRETINOÍNA.
Anangor 50mg, caixa com 10 cápsulas.
Portal da Anvisa está no gov.br/anvisa
O objetivo é unificar e padronizar todos os portais do Governo Federal para acesso fácil para o usuário. O portal da Anvisa migrou, nesta terça-feira (29/09), para o endereço https://www.gov.br/anvisa.
Para saber se um produto tem registro, ou seja, se está regularizado na Anvisa, basta acessar a página de Consulta a Produtos Regularizados, disponível em nosso portal.
De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas. Já os remédios com até 90% de desconto são aqueles que tratam colesterol alto, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma.
A dispensação somente poderá ser efetuada mediante receita e documento do paciente sendo a primeira via retida pelo estabelecimento farmacêutico e a segunda via devolvida ao paciente com carimbo comprovando o atendimento.
O Receituário de Controle Especial é um documento de grande importância no dia a dia das consultas médicas. Ele é utilizado para indicar medicamentos cujas substâncias ativas estão presentes em algumas listas de classificação.
Tarja vermelha
Isso significa que precisam ser prescritos pelo médico ou dentista. No caso da tarja vermelha em que há o texto “Venda sob prescrição médica”, o medicamento pode ser vendido sem retenção de receita, ou seja, a pessoa pode levá-la para casa.
A quantidade prescrita pode ser de no máximo, 3 (três) substâncias ou 3 (três) medicamentos que contenham substâncias constantes da lista C5; no máximo 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas a quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 60 dias de tratamento, conforme posologia registrada ...
Os remédios controlados possuem várias categorias, e cada categoria possui um objetivo específico de tratamento. veja a seguir as categorias de remédios controlados e os principais medicamentos dentro de cada categoria.
...
EntorpecentesMorfina.Oxicodona.Codeína.Tramadol.Ópio.Fentanila.
Como preencher Receita Azul (receita B)? Passo a passoPreencha a UF e Numeração. ... Coloque a data de emissão da receita. ... Identifique o(a) paciente. ... Identifique o(a) emitente e assine a receita. ... Preencha o campo “endereço” ... Preencha a especialidade farmacêutica (prescrição) ... Identifique o comprador. ... Identifique o fornecedor.
Como deve ocorrer a elaboração do PCMSO?
Qual o melhor galo de combate do Brasil?
Como ocorre a reação de sulfonação?
Como utilizar ureia para gado?
Como permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas?
Como ocorre a eletrólise Em fase aquosa?
Como fortalecer os músculos da coluna vertebral?
Quais são as duas vias de apoptose explique?
Como aumentar o vínculo com o bebê?
Para que serve o medicamento Coccidex?
Como ocorre a combinação dos elementos químicos para formar as substâncias?
O que fazer para fortalecer o LCA?
Como acontece a doença de Graves?
Qual o órgão ambiental e competente para o licenciamento ambiental?