Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.
Sinais e sintomasMicção freqüente.Fluxo urinário fraco ou interrompido.Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria).Sangue na urina ou no sêmen.Disfunção erétil.Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Como é feito o exame de próstata? O exame de PSA é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA).
Os principais exames para detecção de câncer de próstata são a dosagem de PSA, o exame de sangue, o toque retal e a biópsia da próstata. Toque retal e PSA são exames que se complementam e, quando apontam alterações na próstata, o indicado é que o paciente realize a biópsia.
44 curiosidades que você vai gostar
O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.
O Exame Psa livre é solicitado por um médico de confiança para avaliar possíveis patologias na próstata. Seu resultado é usado em conjunto com o Psa Total para realizar a comparação. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o procedimento para confirmar os valores.
Conheça os principais cuidados antes de fazer o exame de próstata:Estar com a higiene em dia. ... Evacuar antes do exame. ... Tomar laxantes somente com orientação. ... Informar ao médico sobre qualquer problema no ânus. ... Conversar com pessoas próximas. ... 4 a 8 horas antes. ... 24 horas antes. ... 48 horas antes.
Sintomas provocados pelo câncer de próstata em estágio avançadoSangramento e dor ao urinar;Vontade frequente de urinar;Dificuldade de iniciar a micção;Dificuldade de interromper a micção;Presença de sangue no esperma;Dor ao ejacular;Dor lombar e na bacia;
Exames de próstata devem começar a partir dos 40 anos. Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no País, superado apenas pelo câncer de pele. Mesmo assim, a parcela masculina da população nem sempre dá a devida atenção ao problema.
Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.
Sintomatologia de uma Próstata inflamadaArdor ou dor miccional;Dificuldade em urinar (retenção urinária);Sangue na urina (hematúria);Micção frequente/urgente;Noctúria (vontade de urinar durante a noite);Dor no abdómen e inguinal (“virilha”);
Além disso, estas alterações podem ter repercussões noutras áreas próximas, pelo que também é frequente sentir dor ou desconforto numa das seguintes zonas ou em várias em simultâneo: Pénis, escroto e/ou recto; Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
Detecção precoce
No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença. Em caso de o paciente apresentar valores de PSA totais entre 2,0 e 10 ng/ml, independentemente da idade, recomenda-se solicitar o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores.
Câncer de próstata disseminado
Se a doença se disseminou, o local mais provável são os linfonodos, e, em seguida, os ossos. Com menos frequência se espalha para o fígado ou outros órgãos. Quando o câncer de próstata se dissemina para outras partes do corpo, a hormonioterapia é provavelmente o tratamento mais eficaz.
De modo geral, o tempo a mais de vida após a detecção do câncer é de cinco anos. Isso é uma probabilidade estatística em relação ao sucesso do tratamento, sem fazer juízo do tipo de tratamento.
Metástase: alguns tipos de câncer de próstata mais agressivos podem se espalhar para outros órgãos, como ossos, fígado e pulmão, originando as metástases; Morte: o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais leva homens brasileiros à morte.
Preparo para exame de sangue: para realizar o exame de sangue é orientado ao paciente, nas 72 horas que antecedem a coleta, evitar relações sexuais, evitar prática de ciclismo, hipismo ou motociclismo e não realizar toque retal, pois pode alterar o valor da dosagem do PSA.
Como é realizado o exame de PSA?jejum de quatro horas;evitar a ejaculação, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo, dois dias antes da coleta;evitar o uso de supositório, sondagem uretral ou a realização do toque retal três dias antes da coleta;não realizar cistoscopia cinco dias antes da coleta;
O médico explicou que o procedimento não tem relação nenhuma com sexualidade. “A próstata é como o ponto G masculino e carrega sêmen. É muito sensível, então quando tocada e massageada, você consegue um orgasmo quase sem esforço.
“Quando o homem tem PSA total entre 2,5 e 10 ng/ml o médico indica a realização do exame ao PSA livre, porque existem grandes chances de estar desenvolvendo carcinoma de próstata.
Os resultados. O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.
Isso porque a relação entre o PSA livre e o PSA total é fundamental para a detecção do câncer. Quando é superior a 20%, indica que a alteração é benigna. Já um valor menor do que esse limite é indicativo de câncer, sendo recomendada a biópsia.
Como o fígado ajuda no controle da glicemia?
O que significa dizer que o esporte é uma questão de cidadania?
Como o futebol mudou a identidade cultural do brasileiro?
Quando é que uma pessoa é considerada obesa?
Como saber se a amizade é falsa teste?
Como limpar por dentro da mangueira?
Como uma corrente elétrica gera um campo magnético?
Quantos animes precisa ver pra ser otaku?
O que é um pensamento intrusivo?
O que estudar para prova Polícia Militar?
O que fazer para curar síndrome do pânico?
Qual a fonte natural do monóxido de carbono?
Como saber se uma pessoa tem firma aberta em cartório?
O que fazer para prevenir doenças degenerativas?