Existem muitos espaços em uma escola, e é indispensável torná-los ambientes que promovam e revelem aprendizagens: as paredes, fachadas, salas de aula, corredores, pátios, banheiros, refeitório e tantos outros podem se transformar em verdadeiros locais que circulam conhecimentos.
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
O ambiente não-escolar diferente da escola, não possui o interesse de promover a educação diretamente, ou seja, não tem a educação como objetivo principal, mas se sustenta nela para se desenvolver e findar suas estruturas, ou seja, é com base na educação que eles se fundamentam. Concorda-se com Libâneo (2002, p.
Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG s, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.
20 curiosidades que você vai gostar
Confira um pouco mais sobre a atuação da pedagogia em espaços não-escolares!Pedagogia hospitalar. O Pedagogo hospitalar tem um importante papel dentro dos hospitais e clínicas. ... Pedagogia em núcleos de Educação a Distância. ... Pedagogia em agências ou espaços de turismo. ... Pedagogia empresarial.
A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.
Práticas educativas em espaço não escolar. A realização das práticas educativas em espaço não escolar pode oferecer meios para que auxiliem o desenvolvimento do pensamento crítico do educando de forma parti- cipativa e colaborativa na sociedade.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Como funciona a Execução contra a Fazenda Pública?
Qual a finalidade da exportação temporária?
Como funciona a estratégia de geração de IDS auto JPA?
Como são as entrevistas do Sesc?
Quanto tempo demora um processo de exoneração de pensão alimentícia?
Quantas horas um enfermeiro trabalha por dia?
Como tirar o amarelado de gesso?
Como funciona exposição Alta Mercado Livre?
Como desinstalar um programa no Windows 10 como administrador?
Qual as vantagens da energia das marés?
Como tirar mancha de roupa guardada a muito tempo?
Quais as complicações de pedra na vesícula?
O que tira amarelado de vidro?
O que fazer quando o olho do bebê fica amarelo?
Como invocar um monstro Sincro?