Igualdade entre as pessoas, fim da opressão e discriminação, justiça, garantia da dignidade, proteção e liberdade. Estes são alguns dos princípios e valores que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em vigor há 66 anos, desde 10 de dezembro de 1948.
Assim, uma educação em direitos humanos na educação infantil precisa estar atrelada a ações de cuidado e educação, sendo as crianças o centro do processo de aprendizagem. E que os direitos das crianças sejam respeitados e garantidos nas relações e interações estabelecidas nas unidades de educação infantil.
A educação para os direitos humanos tem potencial para ser a abordagem pedagógica para a aprendizagem da coragem e da esperança no mundo. Na sua base contém princípios da justiça social e de que forma eles estão ancorados no direito nacional e internacional.
De acordo com o contexto acima observa-se à extrema importância de trabalhar Direitos Humanos nas escolas, pois além da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola nos dia atuais consiste na formação de seus alunos para a convivência numa cultura de diversidade e de direitos.
A escola tem o dever de discutir estes direitos fundamentais entre os alunos e professores, até porque o ambiente educacional promove a convivência, as trocas de experiência e a cidadania. ...
De acordo com o contexto acima observa-se à extrema importância de trabalhar Direitos Humanos nas escolas, pois além da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola nos dia atuais consiste na formação de seus alunos para a convivência numa cultura de diversidade e de direitos.
Nesses parâmetros, a Constituição de 1988 reconhece a Educação Infantil como um direito da criança e uma opção da família. Direito este que deve ser assegurado pelo Estado considerando a criança e o adolescente como “prioridade nacional” (FILHO, 2001, p. 30).
Para a socióloga e diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Helena Singer, “a educação em direitos humanos educa para as pessoas se sentirem cidadãs responsáveis e com direito a seus direitos”.
Direitos humanos na prática. Além de trazer o tema para a sala de aula, a escola também pode promover os direitos humanos em suas práticas e vivência cotidianas. Para isto, a instituição deve repensar seus posicionamentos e modos de atuação. “Está muito incorporado na cultura institucional a ausência dos direitos das crianças.
Diante dessa realidade, ensinar e vivenciar os direitos humanos é um imperativo, que não pode mais ser adiado. Os temas transversais não podem mais ficar relegados a um segundo plano, como se fossem menos importante que ensino de língua portuguesa ou da matemática.
Educação em direitos humanos, Um debate que falta na escola, as diferenças sociais extremadas, o cotidiano escolar, o discurso da educação é imerso em um campo de conhecimentos no qual circula teorias, ideologias, interesses. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS : Um debate que falta na escola.
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