Quais são os critérios para cabimento de liminar numa ação constitucional?

Pergunta de Nelson Ivo Pinto de Vicente em 30-05-2022
(39 votos)

Para obter uma liminar em um mandado de segurança é preciso que alguns requisitos essenciais estejam presentes, são eles: risco de dano irreparável ou de difícil reparação; plausibilidade jurídica do pedido.

Quais são os requisitos para liminar?

Para ser deferida medida liminar pelo Juiz é necessário a observância de dois requisitos: o “fumus boni iuris”, que significa que há indícios de que a parte tem direito ao objeto da liminar, e o periculum in mora, que é o receio de dano irreparável ou de difícil reparação a tal direito discutido.


Quando cabe uma liminar?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Quando o juiz concede uma liminar?

"A liminar é sempre uma decisão provisória. Quando o caso é urgente o juiz pode conceder esta decisão que chamamos de liminar - agora com o novo Código de Processo Civil é conhecida também por tutela de urgência - a fim de resguardar um direito da pessoa ou evitar mal maior.

Quais são os requisitos para a concessão de liminar em mandado de segurança?

7º da Lei 12.016/2009, exige para a concessão da liminar no mandado de segurança, os seguintes requisitos: fundamento relevante – direito líquido e certo; perigo de ineficácia da medida – periculum in mora; prestação de caução, fiança, depósito.

Identificando peças de Direito Constitucional no Exame de Ordem: o guia definitivo!


42 curiosidades que você vai gostar

Pode liminar em mandado de segurança?

O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da lei do mandado de segurança (Lei 12.016/09) que restringiam as hipóteses de concessão de medida liminar.

Quais os documentos necessários para o mandado de segurança?

- Cópia da carteira de identidade. - Cópia de CPF (facultativo). - Comprovante de endereço. Se o paciente for criança, neonato ou recém-nascido, apresentar: - Cópia da certidão de nascimento.

Como funciona uma liminar na Justiça?

A liminar judicial, também chamada tutela de urgência ou tutela antecipada, é uma decisão concedida pelos Tribunais em caráter de urgência quando uma das partes não pode aguardar o desfecho do processo, pois pode perder a oportunidade de exercer seu direito durante o andamento da ação.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.



Outras questões

Como saber se está enlouquecendo?

Como utilizar as cores?

Quando muco nas fezes é preocupante em bebê?

Quando usar a palavra feita?

Como ligar para o Itaú?

Como usar o corante em pó da Arcolor?

Quando a urina indica gravidez?

Qual o verbo de Faraó?

Como usar cola quente em papel?

Quando a mulher possui menstruação irregular?

Como usar a primeira condicional em inglês?

Como saber se combino com cabelo preto azulado?

Como fazer corante preto no Minecraft?

Como descobrir o nome da pessoa através do nº do cartão de crédito?

Como usar o corante em pó no chocolate?

Quanto tempo dura o luto da separação?

Pode usar colirio anestésico?

Como saber dos concursos?

Como usar gel para decoração?

Como saber se está saindo leite da mama?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt