Existem animais não ruminantes, como os cavalos e coelhos que possuem o ceco funcional, contendo microorganismos capazes de digerir alta porcentagem de fibra (celulose e hemicelulose). As principais espécies de monogástricos são: o humano, aves, suínos, cães, gatos, coelhos, equinos etc.
Os cavalos, ao contrário, são animais monogástricos, que possuem um estômago simples (única câmara). Neles, o processo de digestão das fibras se dá principalmente no ceco e grande cólon – segmentos do intestino grosso com processo similar ao que ocorre no rúmen.
Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.
Digestão nos monogástricos
Nos herbívoros monogástricos, os micro-organismos que atuam na digestão da celulose são bactérias e estão presentes no intestino grosso, geralmente em uma região chamada ceco ou apêndice cecal. São exemplos de herbívoros monogástricos os cavalos, os jumentos, as zebras, os coelhos etc.
Na série animal, podemos distinguir animais monogástricos e poligástricos. Os monogástricos podem ser herbívoros, onívoros e carnívoros, enquanto que os poligástricos normalmente se alimentam de vegetais com cobertura de celulose, e são denominados herbívoros.
23 curiosidades que você vai gostar
São mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos (poligástricos), sendo estes o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso, também conhecidos como pança, barrete, folhoso e coagulador respectivamente.
Pela presença dos pré-estômagos, os bovinos, assim como a cabra, a ovelha, o búfalo, o camelo e os cervídeos, são classificados como poligástricos ou ruminantes, animais que têm capacidade de ruminar, consistindo na regurgitação dos alimentos ingeridos, na remastigação e em nova deglutição.
Nos monogástricos, a digestão biológica realiza-se no intestino grosso, mais precisamente no ceco, através da actividade dos microorganismos cecais. Este tipo de digestão é mais importante nos monogástricos herbívoros.
O Sistema digestivo dos monogástricos (não ruminantes) possui um compartimento simples para a digestão gástrica, isto é, um estômago simples. Ex: porco, cavalo, cão, gato e galinha. A maioria dos monogástricos utiliza alimentos fibrosos de modo pouco eficiente, com exceção do cavalo e do coelho.
Em que dia Phileas Fogg partiu e quando disse que voltaria?
Como dividir o treino em ABCD?
Qual o app mais baixado em 2021?
Como receber os 200 reais do Governo do Amazonas?
Porque a água está acabando no Brasil?
Como ter um Sharingan de verdade?
Quem faz a entrega do Shopee Express?
Qual a diferença entre whisky e single malt?
Quais são as vias de acesso do cateter de PVC?
Como ser perito criminal sendo biomédico?
Como funciona o acordo comercial?
Qual é a praia mais famosa de Maragogi?
Quantas toneladas de silagem de milho por hectare?
Qual a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme nos primeiros cinco anos de vida?