A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
As principais atividades industriais de Goiás são a de alimento e bebidas, mineração e de automóveis e máquinas agrícolas.
O Estado de Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho. ... A indústria goiana é responsável por 24% do PIB do Estado, esse setor da economia vem se diversificando constantemente.
As principais atividades econômicas do município são:Saúde, sendo Goiânia referência em serviços de saúde, com clínicas e hospitais especializados em distintas áreas da medicina;Atividades imobiliárias, com a atuação de incorporadoras e construtoras em diversas áreas da cidade;
Conforme dados de 2017 do Instituto Mauro Borges, 75% das exportações goianas são compostas por produtos ligados à soja, carne e minérios. No entanto, o setor que mais gera emprego e renda em Goiás é o de serviços.
17 curiosidades que você vai gostar
Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho. A pecuária, por sua vez, está em constante expansão.
Os dez municípios mais ricos no agro em Goiás, pela ordem: Cristalina, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Chapadão do Céu, Montividiu, Paraúna, Goiatuba, Catalão e Quirinópolis. Cristalina é uma liderança no sistema de irrigação. O IBGE destaca a produção de algodão, soja, milho, café e cana-de-açúcar.
Economia de Goiânia
Goiânia é a principal economia de Goiás e a 10ª capital mais rica do Brasil. Além disso, a cidade desponta como a 16ª em escala nacional, de acordo com o IBGE. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 49,36 bilhões, valor equivalente a um quarto do PIB estadual.
A história de Goiás
Quando as notícias sobre a descoberta de ouro começaram a se espalhar, muitas expedições rumaram para Goiás. Assim, em 1726, formou-se o primeiro núcleo de povoamento da região, denominado Arraial da Barra. A atividade aurífera chegou ao auge na segunda metade do século XVIII.
Pode deixar o soro fisiológico no cabelo?
Como roubar créditos da Claro grátis?
Qual a maior digital Influencer do Brasil?
O que significa boca quente no Ceará?
O que ocorre durante o processo de fermentação?
O que foi a vanguarda futurista?
Quais são as etapas de uma infecção viral?
Como eram feitas as construções maias?
Qual a importância de uma educação inclusiva?
Qual a diferença entre as limas manuais e limas rotatórias?
Como deve ser a drenagem pós lipo?
Onde Marina Ruy Barbosa mora atualmente?
Como se chama a agricultura sem agrotóxicos?
Qual a importância da natureza para a sociedade?
Como fazer um meio de cultura para bactérias?