Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
A maioria dos moluscos apresenta concha protegendo seu corpo. A organização corporal dos moluscos envolve três partes básicas: pé, massa visceral e manto. O pé é uma estrutura que ajuda o animal a se movimentar, escavar e se fixar no substrato.
O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica: Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação. Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos. Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.
De uma maneira geral, o corpo desses animais costuma ser dividido em três partes básicas: a) cabeça, membros e tórax. b) cabeça, cefalotórax e abdômen. c) cabeça, massa visceral e pé.
Os moluscos têm o corpo dividido em 3 partes que são:
Gastrópodes- Pé em forma de palmilha ventral, cabeça diferenciada com tentáculos oculares e tácteis. Bivalves- Pé em forma de língua ou machado e cabeça não distinta. Cefalópodes- Pé dividido em 8-10 tentáculos com ventosas e cabeça com olhos muito desenvolvidos. O manto é um órgão que se pode encontrar em moluscos.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
O caracol, assim como todos os moluscos, possui o corpo dividido em pé, cabeça e massa visceral.
De uma maneira geral, costuma-se dividir o corpo do molusco em três partes básicas: Cabeça: Parte do corpo do molusco onde estão localizados os órgãos sensoriais, tais como tentáculos e olhos. Em alguns grupos, como gastrópodes e cefalópodes, essa parte do corpo encontra-se bastante desenvolvida;
Como vimos, os moluscos apresentam uma grande variedade de formas e habitats. Portanto, as estruturas respiratórias também são muito variadas.
Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido. O filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, aproximadamente 50 mil, atrás apenas dos artrópodes. Características. Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral.
São os moluscos mais complexos, dotados de sistema nervoso bastante desenvolvido e de olhos semelhantes aos dos vertebrados. Da cabeça partem tentáculos, em número de oito nos polvos e de dez nas lulas.
Como exercer a gratidão a Deus?
Quanto valia um bitcoin em 2015?
Como medir o tamanho do batente da porta?
O que é o projeto de resolução?
O que fazer para se dar bem no vestibular?
Onde dói síndrome do intestino irritável?
O que faz um assistente de apoio administrativo?
Qual a fruta que evita infarto?
Como é a fase da raiva no luto?
Como identificar demência em idoso?
É seguro abrir conta em corretora?
Qual estado é o maior produtor de leite do Brasil?
O que é veículo de alto desempenho?
Como a Sakura despertou o Byakugou?
O que é bom para curar úlcera do estômago?