Na área de Linguística, cujo foco é pesquisar os fenômenos da língua, as principais correntes teóricas são o Estruturalismo, o Gerativismo e o Funcionalismo.
As teorias abordadas neste livro, que também são apresentadas nas disciplinas do PPCL, são as seguintes: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Pragmática e Análise do Discurso.
A LINGUÍSTICA investiga a língua, estuda a gramática, linguagem verbal e escrita e a evolução de um idioma.
Para se tornar um linguista, é necessário fazer faculdade específica de Linguística, que se diferencia da de Letras. O profissional graduado em Letras, por exemplo, dedica-se à história e ao funcionamento de línguas, enquanto o profissional de Linguística estuda a descrição e análise dos idiomas.
Como podemos notar, a lingüística é de suma importância para o professor que ensina a Língua Portuguesa. Ela procura mostrar como as palavras podem ser usadas de modos diferentes pelas pessoas, em diferentes situações e como a escrita é uma situação particular que deve ser considerada.
16 curiosidades que você vai gostar
Inicialmente, abordaremos três correntes linguísticas que têm como objeto de estudo a língua, ou linguagem, em real interação. São estas o funcionalismo, a pragmática e a análise da conversação.
O que é Linguística:
Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana. O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
A Teoria Gerativa é, portanto, uma teoria que se propõe a estudar a linguagem levando em conta as propriedades da mente humana e a relação destas com a organização biológica da espécie.
A teoria lingüística chamada Gramática Gerativa tem sido desenvolvida por Noam Chomsky e muitos outros pesquisadores desde 1957. Trata-se de uma teoria que se ocupa das línguas e da linguagem. Há, entretanto, várias maneiras de se estudar as línguas e a linguagem.
O Gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade inata - a capacidade do ser humano falar e entender uma lingua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica. A fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é capaz de criar sentenças inéditas.
Para a prescritiva, a frase “Este é o bolo de que eu gosto” é correta e a frase “Este é o bolo que eu gosto” é errada. Já a descritiva, reconhece as duas colocações.
Relativo à língua ou à linguística .
São as palavras ou sintagmas da língua que adquirem no eixo sintagmático o valor, ou a significação, de termo.
As expressões linguísticas são aqueles termos ou frases que possuem um significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. Esses termos trazem com eles traços culturais de determinada região onde são utilizados.
Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.
O objeto da Linguística é “objeto integral”, como sustenta Saussure, e delineado como um funcionamento (“forças em jogo, de modo perene e universal em todas as línguas).
Linguística estrutural, ou estruturalismo linguístico, refere-se às escola ou teorias linguísticas, nas quais, a linguagem é concebida como um sistema independente e autorregulado, sendo os elementos linguistícos definidos de acordo com o tipo de relacionamento que possuem com os demais elementos.
6 intérprete, linguará, linguaral, tradutor. Pessoa muito faladora: 7 falador, linguarado, linguarão, linguaraz, linguareiro, linguarudo, palrador, tagarela, tarambela.
lin·guís·ti·ca |güís|
[ Linguística ] Ciência que se dedica ao estudo das línguas e da linguagem. Grafia no Brasil: lingüística. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: linguística.
Gramática tradicional, normativa, ou prescritiva são termos sinônimos. Como o próprio nome define, a gramática prescritiva é uma tentativa de estabelecer um ordenamento lógico em um determinado idioma e definir normas que vão determinar o que é apropriado no uso desse idioma. Daí surge a noção de certo e errado.
Prescritivo é algo que contêm uma inscrição ou recomendação. Que explica ou sugere como se deve agir.
1. Relativo a ou que contém prescrição. 2. Que pretende apresentar o que é considerado mais correcto .
Para o gerativista, o objeto de estudo é postulado como o conhecimento inconsciente da língua. Esse conhecimento teria caráter intensional e não extensional como o conhecimento do léxico.
Os gerativistas procuram compreender como a intuição, sobre as estruturas sintáticas de uma língua, ocorre na mente dos falantes. E buscam constituir um modelo teórico capaz de descrever e explicar a natureza e o funcionamento dessa faculdade.
O gerativismo é uma corrente derivada do funcionalismo, com princípios, premissas e axiomas próprios e distintos e que se baseia no fato de que a linguagem é um produto (ou output) de uma faculdade própria de um órgão interno, que é a mente ou cérebro.
O que significa a palavra precarização?
Como são organizados os livros numa biblioteca?
Qual a diferença entre sistema puxado e empurrado de produção?
Qual a correcao dos depósitos judiciais?
O que é uma contração isotônica?
O que é variação linguística histórica exemplos?
Qual a tensão do sensor de rotação?
O que é movimento transumância?
O que significa T1 e T2 na ressonância magnética da pelve?
Como saber o lado da placenta no ultrassom?
Como migrar para conta Van Gogh?
Qual é melhor polietileno ou fibra?
Como fazer um PIX para uma chave aleatória?