A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.
O diagnóstico laboratorial da Malária baseia-se no achado do parasita em amostras de sangue periférico. A gota espessa é o exame direto mais utilizado nas áreas endêmicas devido à alta sensibilidade, porém, necessita ser realizado por profissionais treinados.
Se presentes, conduzir o paciente de acordo com as orientações para tratamento da malária grave. Baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é o da microscopia da gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.
A malária humana é uma doença parasitária que pode ter evolução rápida e ser grave. Ela pode ser provocada por quatro protozoários do gênero Plasmodium: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P.
O diagnóstico laboratorial específico de rotina é realizado mediante demonstração de parasitos, através do método da gota espessa (usado preferencialmente) ou esfregaço ou testes imunocromatográficos (testes rápidos) em áreas de baixa endemicidade ou difícil acesso.
Os testes de diagnóstico rápido (TDRs) de- tectam antígenos específicos dos parasitos de malária humana, que estão presentes no sangue das pessoas infectadas. Tornam o acesso ao diagnóstico de malária possível para as pessoas que vivem em áreas remo- tas, onde o exame da lâmina (microscópio) não está disponível.
A integração das ações de vigilância, prevenção e controle da malária na atenção básica, particularmente na estratégia da Saúde da Família – PACS-PSF - é imprescindível para o controle da malária no país.
A conjugação desses fatores determina os níveis de riscos para contrair a doença, bem como a viabilidade das medidas de controle. A luta contra a malária no Brasil já se perdura por mais de meio século, passando por várias estratégias de combate.
A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, e ser orientada pelos seguintes aspectos: Espécie de plasmódio - dependendo da espécie de plasmódio o paciente vai receber um tipo de tratamento
Mas é na região extra-amazônica que a malária apresenta maior letalidade, seja devido ao diagnóstico tardio, seja por manejo clínico inadequado dos casos esporádicos importados de áreas endêmicas ou mesmo autóctones em poucos estados.
Quais foram as reações da Igreja?
Como tirar o efeito do texto no Word?
O que falar em uma entrevista de emprego jovem aprendiz?
Qual a origem da ressonância magnética?
O que é o comprovante de identificação?
Quando a prensa foi inventada?
O que é o contraste no monitor?
É normal não gostar de elogios?
Como fazer o contracheque do Exército Brasileiro?
Como agradecer o comentário de uma foto?
Como configurar um servidor Samba?
Como fazer o cabelo parar de quebrar na frente?
Quem fundou a cidade de Brasília?
O que responder quando a pessoa fala valeu?
Quem fundou a escola de Bauhaus?