Desde o comprometimento emocional, no abalo da autoestima, crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, isolamento social”, explica o psicólogo clínico André Correia, de São Bernardo.
Intolerância: isolamento e cultura do medo
A dificuldade em aceitar diferenças faz com que se veja uma ameaça naquele que não é um semelhante, o que como consequência gera um isolamento de grupos. Exemplos de situações como essa são o isolamento de minorias historicamente excluídas, como os negros e os índios.
As causas dessa intolerância são diversas, destacando-se o julgamento de superioridade de uma religião à outra e de má fé; tendo como consequências o desrespeito dentro da sociedade e uma disputa acirrada pela maior obtenção de crentes em suas igrejas ou templos.
Confira alguns dos tipos de intolerâncias:Intolerância Racial. Esse preconceito está associado à raça, etnia e aspectos físicos de uma pessoa. ... Intolerância Social. Geralmente ocorre entre indivíduos de classes sociais diferentes. ... Intolerância Religiosa. ... Intolerância Sexual. ... Sexismo. ... #sejasemprevocemesmo.
Que ou quem não suporta ou não aceita as crenças e as opiniões alheias, se divergem das suas; que ou quem não mostra tolerância.
28 curiosidades que você vai gostar
A intolerância, seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor - fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isso, todo tipo de preconceito deve ser combatido para, no futuro, haver uma sociedade mais igualitária e livre.
A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo , homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política.
Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas.
Pessoas intolerantes, como dissemos, rejeitam o que é diferente. Ou seja, elas são rígidas em sua psicologia e pensamentos. Dessa forma, eles têm dificuldade em aceitar que outras pessoas tenham diferentes visões e filosofias. Com isso, eles se afastam do diferente.
Fique BemDOENÇA CELÍACA. O que é: reação imunológica do intestino ao consumo de glúten, proteína encontrada no trigo, centeio, malte e cevada. ... ALERGIA AO TRIGO. ... SENSIBILIDADE AO GLÚTEN. ... SENSIBILIDADE AOS ADITIVOS ALIMENTARES. ... INTOLERÂNCIA À LACTOSE. ... ALERGIA AO LEITE, PEIXES, FRUTOS DO MAR, OVOS E OLEAGINOSAS.
Siga sete passos para ser uma pessoa mais toleranteOuça o outro. Se você quer que escutem e aceitem –ou, pelo menos, entendam– sua opinião, trate também de ouvir a outra pessoa. ... Não aja com desrespeito. ... Resolva conflitos. ... Exercite a paciência. ... Cuidado com o mau humor. ... Faça uma autoavaliação. ... Coloque-se no lugar do outro.
Embora a intolerância religiosa possa ser praticada por qualquer outra fé, no nosso país mais de 75% dos casos são contra pessoas de religião de matriz africana. Isso mostra que o racismo continua sendo a grande base da desigualdade e do processo de vilipendiar outras pessoas de seus direitos.
Enquanto preconceito é caracterizado como qualquer opinião ou sentimento concebido sem uma análise crítica, a intolerância é a recusa de determinado pensamento, ação ou da convivência com determinados grupos sociais.
Ao contrário do racismo aberto e tradicional, que se caracteriza pelo ódio aberto e discriminação explícita contra as minorias raciais/étnicas, o racismo aversivo é caracterizado por expressões e atitudes mais complexas e ambivalentes.
Floresce devido à ausência de liberdade de religião e pluralismo religioso. Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis.
A intolerância nas redes é resultado de preconceitos da sociedade. Não é uma invenção da internet. O fato de se estar atrás de uma tela de computador, além de um pretenso anonimato, acaba incentivando os discursos de ódio nas redes. De acordo com O Dossiê da Intolerância ([2016], p.
Discriminação, por exemplo, é sinônimo de separação e procura estabelecer diferenças entre as pessoas. É um componente básico das políticas de segregação, que visam afastar e isolar minorias raciais, sexuais ou religiosas, impossibilitando que participem da vida social de forma integral e em igualdade de condições.
Intolerâncias visíveis e invisíveis
Certos co-mentários e atitudes, mesmo que não tenhamos a intenção, podem causar grandes estragos na vida de outras pessoas, que também têm sentimentos e se ofendem.
E como é possível ser mais tolerante?Coloque-se no lugar do outro. Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. ... Escute o outro. É sempre possível aprender muito com o outro. ... Respire fundo. ... Faça uma autoavaliação.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.
A intolerância religiosa é o termo usado para exemplificar a incapacidade de aceitar e respeitar a religião ou crença de outros indivíduos. Ela é configurada principalmente pela discriminação, violência física e ideológica, ou qualquer ato que fira a liberdade de culto.
A origem da palavra tolerância vem do latim - tolerare – que significa acolher alguém, ser suporte, ser indulgente para com os outros.
Opinião é um conceito egocêntrico, uma vez que ele é pessoal da realidade empírica a que um sujeito é apresentado. O discurso de ódio é uma opinião, mas é uma opinião que denota desrespeito ou que diminui um outro sujeito, seja de forma direta, ou implícita.
Opiniões são desprovidas de dogmas ou ideais, já os Julgamentos se baseiam em Verdades à priori. Uma opinião pode ser encarada como a sua visão livre sobre um determinado assunto, o Julgamento como a imposição de uma visão sobre o mesmo assunto.
O Brasil tem normas jurídicas que visam punir a intolerância religiosa. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
Como tirar pus do canto da unha?
Como remover quebra de seção Google Docs?
Como tirar relatório do relógio de ponto Control ID?
Quanto custa a passagem de avião para Suriname?
Como publicar um site SharePoint?
Como adicionar um artigo no Google Acadêmico?
Como publicar um artigo científico em um congresso?
Como pular linha na bio do Instagram pelo iPhone?
Quais os horários de ônibus para Atibaia?
Como fazer um orçamento por E-mail?
Como reativar o kefir congelado de leite?
Como publicar frases na internet?