As células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e do sistema imune. Na medicina, sua importância pode ser evidenciada por seu uso rotineiro do tratamento de doenças onco-hematológicas e imunológicas.
A hematopoiese é função do tecido hematopoiético, que aporta a celularidade e o microambiente tissular necessários para gerar os diferentes constituintes do sangue. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores.
São três os principais tipos de células-tronco. As células-tronco embrionárias e as adultas (encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical), que têm fontes naturais. E as células pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.
O Sistema Hematopoiético é responsável pela hematopoiese, ou seja, pela produção das células sanguíneas e é composto basicamente pela medula óssea e órgãos linfoides (baço, timo, linfonodos, entre outros).
17 curiosidades que você vai gostar
O tecido hematopoiético atua na pro- dução dos elementos figurados do sangue. Estão envolvidos os processos de renovação, prolifera- ção, diferenciação e maturação células. O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo sendo constituído de glóbulos san- guíneos e plasma.
A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.
As principais características das células-tronco são a capacidade de autorrenovação e de se diferenciarem em diversos tipos celulares. Desta forma, acredita-se que células-tronco presentes nos diferentes tecidos tenham papel regenerativo quando estes sofrem uma lesão ou injúria.
Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.
Elas são células muito simples que têm a capacidade de se diferenciarem em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem ser classificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas.
As células mielóides incluem vários dos leucócitos do sangue (neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos), assim como as células que se distribuem pelos tecidos (macrófagos e mastócitos). As células linfóides incluem os linfócitos T, B e NK.
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.
Leucócitos (glóbulos brancos)
Os mononucleares tem como principal representante os linfócitos e os monócitos. Quando os monócitos penetram e se fixam aos tecidos (diapedese), recebem o nome de macrófagos. Já os polimorfonucleares, se dividem em três tipos: os eosinófilos, os basófilos e os neutrófilos.
Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas. Estes processos estão dependentes de diferentes genes existentes nas células.
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).
A definição do processo de hematopoiese é a formação de células sanguíneas a partir de células-tronco.
Além da célula-tronco hematopoética, pesquisas recentes têm demonstrado a presença de células-tronco específicas, presentes em tecidos como fígado, tecido adiposo, sistema nervoso central, pele etc.
Doenças que podem ser tratadas com células-troncoLeucemias. Leucemia é um termo genérico utilizado para descrever o “câncer” dos leucócitos, os glóbulos brancos do sangue. ... Talassemias. ... Neuroblastoma. ... Imunodeficiências primárias. ... Anemia sideroblástica. ... Doenças metabólicas. ... Anemia falciforme.
As células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e do sistema imune. Na medicina, sua importância pode ser evidenciada por seu uso rotineiro do tratamento de doenças onco-hematológicas e imunológicas.
Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo. A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.
Hematopoiese no Período Intra-Uterino
As primeiras células sanguíneas do ser humano surgem no período embrionário (pré-hepático), por volta da sétima ou oitava semana de vida. Daí até o quarto mês, a formação das células se faz em agrupamentos de células redondas localizadas no saco vitelínico.
Os leucócitos granulócitos são os neutrófilos, eosinófilos, basófilos e os mastócitos; Os leucócitos agranulócitos são os linfócitos, os monócitos e os mastócitos; A memória imunológica ocorre com a ação dos linfócitos, e é importante para uma resposta rápida.
A partir do quarto mês intrauterino, começa a haver hematopoiese na medula óssea, cuja produção vai aumentando à medida que a produção hepática diminui. No nascimento, a medula óssea é o principal local de formação de células hematológicas e assim se mantém durante toda a vida do indivíduo.
Sistema hematopoético-lítico É o conjunto de órgãos responsáveis pelo equilíbrio entre a produção e a destruição das células sanguíneas.
O tecido hematopoiético é um tipo especial de tecido conjuntivo, responsável pela produção de células sanguíneas. Ele é constituído de tecido mielóide, encontrado na medula vermelha dos ossos, e de tecido linfoide, encontrado nas tonsilas palatinas, baço, linfonodos e timo.
Como calcular parcelamento com juros?
Quanto é o salário mensal do Neymar?
Qual a situação da população no Brasil com relação à alimentação?
O que significa dizer que a subjetividade é o objeto de estudo da psicologia?
Quais feriados foi adiantado 2021?
Como ganhar dinheiro na internet preenchendo formularios?
Quais são os casos de indeferimento da petição inicial?
Como atualizar valores em cruzados para real?
O que é a força de atrito quando se aplica e quais seus tipos?
Qual a melhor resina epóxi para piso?
O que significa sonhar com alguém bêbado?
Quais são os benefícios da inclusão?
Qual o licor mais caro do mundo?
O que são endorfina e serotonina?
Qual a importância da humanização no serviço de urgência e emergência?