As partículas emitidas por um elemento radioativo podem ser de três tipos: Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ).Partícula alfa: são partículas positivas constituídas por dois prótons e dois nêutrons; não possui um alto poder de penetração. ... Partícula beta: são partículas negativas constituídas por um elétron.
As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.
Essa radiação eletromagnética emitida pelos elementos radioativos foi denominada radiação gama e representada pela letra grega γ. Elas são semelhantes aos raios X, não possuindo carga elétrica e nem massa. ... Em razão disso, as emissões gama podem atravessar um corpo humano e causar danos irreparáveis.
As leis da radioatividade tratam da transformação que um átomo sofre em seu núcleo ao emitir radiação alfa ou beta.
39 curiosidades que você vai gostar
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
Isso porque a radiação dos celulares é do tipo não-ionizante, ou seja, não possui poder de penetração suficiente para entrar no núcleo dos células e alterar o DNA delas — o que seria necessário para que a radiação fosse considerada cancerígena.
Emissão alfa (α): Partículas formadas por dois prótons e dois nêutrons, do mesmo modo que o núcleo de um átomo de hélio. Possuem carga elétrica igual a +2 e massa igual a 4u; ... Possuem carga elétrica igual a -1 e sua massa é considerada desprezível; Emissão gama (γ): É uma radiação eletromagnética semelhante aos raios X.
Qual a diferença entre Radiação Ionizante e Não-Ionizante? ... Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.
O que acontece com o espírito na hora da morte?
O que é um processo logística?
Quais as características da Terceira Revolução Industrial?
O que significa cumprir pena em regime Semi-aberto?
Qual foi a primeira cidade do mundo?
Quais são as quatro vias de metabolismo de carboidratos?
Como calcular atrasos de horas e minutos?
O que é a doutrina da expiação?
Esta é verbo transitivo ou intransitivo?
Como tratar a dor nociceptiva?
Quais os primeiros sintomas de quem tem câncer?
Qual a segunda maior favela do Rio de Janeiro?