De acordo com Cohen e Hill (2007), grupos religiosos podem ser considerados como comunidades culturais, pois religiões são sistemas que enfatizam valores e crenças específicos, tais como obediência à autoridade, crença nas leis da natureza, respeito à familia e justiça social.
Neste sentido, a religião se cons- titui enquanto fenômeno cultural, social e histórico que se desenvolve na experiência de vida em comunidade. Crenças e costumes religiosos influenciam marcadamente a formação de sistemas de valores morais, sociais e, inclusive, políticos e econômicos (Basáñes & Moreno, 1994).
A influência da religiosidade e espiritualidade na saúde e qualidade de vida de indivíduos é foco de interesse da sociedade há décadas. Enquanto muitos acreditam em benefícios da crença como forma complementar de tratamentos, outros enxergam nela prejuízos para os métodos da medicina tradicional.
A religião pode proporcionar um sistema de orientação que faz a vida compreensível e interpretável, servindo para definir os caminhos (maneiras) para se fazer as coisas (práticas estabelecidas) e proporcionar uma série de aparatos para o comportamento social podendo fomentar ou desaprovar um comportamento de escolha de ...
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A concepção básica do Taoísmo é a existência de um Ser que é o princípio de todas as coisas, um Ser inominado, que Lao Tseu designou por “'Tao”. Este “Principio” é traduzido de várias maneiras pelos estudiosos.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Conforme apontam Assis et al. (2006), a aderência das práticas religiosas pode ser considerada como um fator protetivo, uma vez que permite o fortalecimento de vínculos no relacionamento familiar, na provisão de apoio, suporte e respeito mútuo.
O ético é uma exigência prévia para aquilo que é religioso, e o ético permanece intacto, mesmo quando é transcendido pelo religioso. Nota-se que a ética e a religião podem caminhar em harmonia e ambas contribuindo para a formação dos indivíduos.
A fé é o principal valor religioso independentemente da crença ou religião de uma pessoa. Seja ela católica, evangélica ou espírita, acreditar em um Deus supremo é o que mantém essa categoria de valores. Apesar de estarem se adaptando ao século, parte dos valores religiosos continuarão os mesmos, como a caridade e a esperança num amanhã melhor.
Este artigo aborda a ética, a moral, assim como, os aspectos culturais influenciadores na formação de ideologia de uma sociedade. Vivemos em época de grandes transformações, onde a célula base para a semeadura de valores morais é indiscutivelmente a família.
Valores são características que definem pessoas e grupos, bem como os seus respectivos modos de agir em sociedade. Adquiridos de berço ou ao longo da vida, os valores determinam como o indivíduo é, a sua verdadeira essência, enquanto ajudam no controle e na manutenção da sociedade também.
Como desvincular do Bolsa Família?
Como usar FGTS para construção em terreno próprio?
Como se inscrever no Minha Minha Vida 2021?
Tem como sacar o FGTS no Caixa 24 horas?
Como escrever um E-mail exemplo?
Como abrir um serviço de buffet?
Como montar um gotejamento caseiro?
Como instalar energia solar na sua casa?
Quais são os componentes de um sistema de destilação simples?
Como colocar uma conta de usuário como administrador?
Qual a distância ideal entre duas camas de solteiro?
Como escrever um valor em dólar?
O que é um Sistema de gestão de segurança do trabalho?
Como montar uma rede de computadores residencial?