A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) pra uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Para acelerar o processo de decomposição, são coladas minhocas nesta segunda caixa. A terceira caixa, também digestora, será utilizada quando a segunda estiver cheia.
Pra usar a composteira você vai colocar restos de alimentos, cascas etc. aos poucos. Não espalhe tudo, vá colocando em cantinhos e concentrando o lixo. Cubra muito bem com folhas secas e serragem.
Para tirar o melhor proveito de tudo isso, você pode escolher usar o adubo de duas maneiras: numa plantinha nova ou numa planta que já tem em casa. Distribuir uma camada fina de Composto Orgânico em cima das plantas que você já possui em vasos é a possibilidade mais fácil.
Para montar uma vermicomposteira doméstica são necessárias 3 caixas plásticas escuras (sendo uma com tampa), folhas secas e galhos pequenos e cerca de 100 minhocas. (veja abaixo como montar uma composteira sem minhocas). As caixas deverão ser empilhadas em três níveis.
Empilhe os baldes, lembrando-se de deixar o coletor por baixo e, por cima, o balde com a tampa completa; Depois, é só colocar o resíduo orgânico no balde de cima e cobrir com uma pequena camada de serragem; Quando esse primeiro balde ficar cheio, troque-o de posição e de tampa com o balde vazio do meio.
Se você mora em apartamento ou até mesmo uma casa, mas não dispõe de lugares abertos ou de muito tempo, composteiras secas manuais ou automáticas ou a vermicompostagem feita com contêineres são as melhores opções.
Da mesma forma que não pode haver excesso de umidade, a composteira também não pode ficar muito seca. Se tiver seca, você pode acrescentar pedaços de fibra de coco umedecida, vegetais frescos um até mesmo um pouco de água. O ideal é que a umidade esteja sempre regulada, por volta de 55%.
A ordem para a pilha deve ser a seguinte: restos orgânicos, esterco, terra e palha. E assim, sucessivamente, em várias camadas. Cascas de laranja e de limão, bem como coroas de abacaxi, demoram um pouco mais para se decomporem. Caldos de legumes sem sal podem regar a mistura.
A compostagem pode ser feita no próprio solo, em um canto no quintal, ou em um recipiente que reúna o material. Para começar, deve ser feita a mistura entre serragem, folhas secas, grama aparada e restos de verduras e legumes.
Você pode facilmente montar uma caixa de compostagem como se fossem blocos de construção. Isso é especialmente ideal se você está apenas aproveitando seu tempo e deixando que o processo de compostagem natural também demore.
A composteira caseira é formada por três caixas de plásticos empilhadas e interligadas por pequenos furos feitos ao fundo. A caixa inferior serve para escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico. Nesta caixa existe uma torneira que serve para a coleta deste material.
Para ajudar na decomposição, seus materiais de compostagem devem estar soltos, aerados e misturados. Fazer essa mistura pode ser difícil em uma pilha de compostagem. Então, se você quiser usar o composto de uma maneira rápida e fácil, uma composteira cilíndrica fará o trabalho para você.
Fazer compostagem orgânica para as plantas em casa é solucionar 2 grandes problemas de uma vez só: alimentar as plantas com um fertilizante de 1º qualidade. Caixas de compostagem são muito fáceis de fazer em casa e abaixo deixo 13 ideias de diferentes materiais e tamanhos para que você possa escolher o mais conveniente para você e suas plantas.
Como se deve ler a Constituição?
Como gerar o informe de rendimentos domínio?
Como gerir uma empresa em tempos de crise?
Como parar de girar a tela do celular?
Como preparar o feijão para germinar até o broto?
Como ganhar seguidores no Instagram profissional?
Como dobrar o tamanho do desenho no Autocad?
Como gerar o informe de rendimentos na DIRF?
Qual atalho para rotacionar a viewport?
Onde comprar cerveja barata na internet?
Como colocar a tela do tablet para girar?