A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em 25 ºC, pois em temperaturas mais baixas a densidade da água diminui. Outros fatores que interferem na densidade da água são: temperatura, pressão e salinidade.
Fatores que afetam a densidade
A densidade é uma medida sensível às alterações de pressão, temperatura e composição.
No entanto, a densidade é uma grandeza que varia de acordo com a temperatura e pressão. Isso ocorre porque as variações da temperatura e da pressão provocam uma alteração no volume do material e, consequentemente, alteram também a densidade que é inversamente proporcional ao volume.
A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias. Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/cm3, o que quer dizer que em 1 cm3 ou em 1 mL, há 1,0 g de água.
Despeje aproximadamente 4 colheres de sopa de sal em um copo de água. Caso precise aumentar a densidade de um volume grande de água, use proporcionalmente mais sal.
19 curiosidades que você vai gostar
Mas é possível modificar a densidade da água, tornando-a mais densa, facilmente: é só misturar sal! ... Quando está em estado líquido, a densidade da água é de aproximadamente 0,99 g/cm³ (noventa e nove décimos de grama por centímetros cúbicos), ou 1 g/cm³ (um grama por centímetros cúbicos).
A densidade da água salgada pode variar entre 1,017 e 1,030 g/cm3, o que decorre da presença dos sais minerais (salinidade). Assim, é mais fácil boiar na água do mar do que num lago. Acontece assim no Mar Morto, onde a quantidade de sal existente é cerca de 10 vezes superior a dos oceanos.
A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.
Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.
Portanto, se aumentarmos a temperatura, as partículas ou moléculas constituintes da substância irão se expandir, aumentando o volume e, consequentemente, diminuindo a densidade.
A densidade pode mudar de acordo com a pressão, com a temperatura e, consequentemente, com o estado de agregação no qual o elemento se encontra. Assim, costuma-se indicar a densidade dos elementos nos estados sólidos e líquidos ao nível do mar, isto é, a 25ºC e a 1 atm.
Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).
Os nascimentos e as imigrações (a chegada de novos indivíduos) são fatores que aumentam uma população. Por outro lado, a densidade populacional diminui quando ocorrem mortes ou emigrações (a saída dos indivíduos daquela população).
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Nesse sentido, é possível verificar que a degradação ambiental e a pobreza também estão presentes em áreas de pouca densidade populacional, bem como um indivíduo de um país de Primeiro Mundo consome muito mais e exerce maior pressão sobre os recursos naturais do que um habitante do Terceiro Mundo.
A densidade da água apresenta o valor de 1000 kg/m3=1 kg/L=1 g/mL 1000 k g / m 3 = 1 k g / L = 1 g / m L .
Dados: densidade da solução igual a 1,50 g/mL; densidade da água igual a 1,0 g/mL.
Multiplique o comprimento pela largura do objeto.
Depois multiplique a primeira medida por uma das outras.
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Através de uma experiência interessante, os pequenos puderam observar quais objetos flutuam, quais afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como o sal.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
A água do mar é mais densa devido ao sal. Isso significa que o corpo flutua melhor nessas condições do que na água doce. Rios, lagos e represas têm uma densidade diferente, inclusive, em relação à água utilizada nas piscinas, que podem ser tratadas com cloro, ozônio e também sal.
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele.
É uma grandeza física dada pela razão entre a massa da água e o volume que ocupa. A densidade é uma propriedade de cada material e a água apresenta tipos diferentes de densidade nos estado líquido, sólido e gasoso. Ao contrário das outras substâncias, a densidade da água é maior em estado líquido.
Qual o maior obstáculo enfrentado para abrir um novo empreendimento?
O que fazer quando a mínima está alta?
Qual a duração de um exercício isométrico?
Como é feita a sedação consciente?
Qual a regra de acentuação dessas palavras explique?
Qual era o século antes de Cristo?
Como está a qualidade da educação no Brasil?
Como se vestir como um Paulista?
Pode usar blusa de lurex durante o dia?
Como faz para medir a respiração?
Qual é o gênero da palavra dó?
Quantos algarismos tem de 1 a 200?
Pode pendurar quadro em parede estrutural?
Para que serve o alho japonês?