A pelve pode se movimentar em três planos: Sagital, realizando anteroversão ou inclinação pélvica anterior e retroversão pélvica ou inclinação pélvica posterior; Frontal, realizando inclinação pélvica lateral direita e esquerda; e Horizontal, fazendo rotação para a direita e para a esquerda.
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal.
Mecânica do movimento A Pelve é responsável por posicionar a articulação do quadril em um local favorável para o movimento do membro inferior que realiza ações articulares eficientes.
O mesmo realiza os movimentos de nutação e contranutação, que podem ser definidos como: nutação é a inclinação anterior do sacro em que o promontório se projeta anteriormente aproximando-se na direção da sínfise púbica, enquanto o cóccix projeta-se posteriormente resultando no aumento do diâmetro do estreito inferior.
Movimentos das Superfícies Articulares Artrocinematicamente falando, quando uma articulação se move, cinco tipos de movimento podem ocorrer entre as duas superfícies: giro (ou torção, ou rotação), rolamento (ou balanço), tração, compressão e deslizamento (ou escorregamento).
A articulação sacroilíaca tem um movimento limitado, ela realiza uma inclinação anterior chamada nutação, e uma inclinação posterior chamada contranutação.
-Movimento, as vértebras articuladas entre si oferecem toda mobilidade da coluna vertebral. A coluna é um complexo que apresenta seis graus de liberdade, realizando os movimentos de: Flexão, extensão, inclinação lateral direita, inclinação lateral esquerda, rotação direita, rotação esquerda.
Esta articulação realiza movimentos no plano sagital, frontal e transversal, executando a flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e rotação externa do quadril. É uma articulação com função de mobilidade quando se fala na funcionalidade integrada.
A articulação do quadril realiza movimentos de flexão, adução (relativa ou adução combinada), abdução, rotação interna (ou medial) e rotação externa.
Os movimentos realizados pela pelve são os de anteroversão (inclinação pélvica anterior), retroversão (inclinação pélvica posterior), inclinações laterais e rotação pélvica. A coluna vertebral está intimamente ligada a pelve pela articulação sacro-ilíaca, que tem pouca mobilidade, e também pelos ligamentos dessa região, que são bastante fortes.
A pelve é a base da coluna é onde os membros inferiores se articulam. Superiormente, articula-se com o osso occipital e inferiormente, com o Ilíaco. É dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacrococcígea. -Proteção da medula espinhal no canal vertebral.
Pode haver uma fraqueza e uma rigidez iniciais dos músculos, e há geralmente um início de movimentos involuntários. Estes incluem contracções musculares, tiques, flapping ou movimentos contorcer-se de dor dos braços e/ou os sons ou os grunhidos principais e anormais.
A cintura pélvica é composta por três ossos: ílio, ísquio e púbis. Nas aves, os três ossos são fundidos, e não se vê suturas entre eles. Assim, a fusão desses três ossos é conhecida como “osso inominado composto”.
O que é credor pignoratício e quirografário?
Qual o primeiro passo para regularizar um imóvel?
Qual a importância da ética na vida dos seres humanos?
Quais são as tradições da Argentina?
Como lidar com pessoas com transtorno opositor?
Como orçar decoração de casamento?
Quais as principais vantagens do sistema operacional Linux sobre o Windows?
Estou cursando o 3 ano do ensino médio posso prestar vestibular?
Qual é o Super-herói mais forte?
O que faz queimar a bobina do alto-falante?
Qual é a utilidade do nitrogênio na indústria?
Quais são as frutas que não tem glúten?
Qual é a função do capacitor no motor?
Quais os planos de delimitação vertical tangentes a superfície do corpo humano?
Quem é o melhor usuário de Hamon?