Os antioxidantes são substâncias que protegem as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres, podendo ser agravado por excesso de medicamentos, alimentação inadequada, tabagismo, alto consumo de bebidas alcóolicas e exposição solar e a ...
Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
Vitamina E ajuda a combater o excesso de radicais livres “A vitamina E protege as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Essa vitamina pode reduzir o risco de danos, pois neutraliza os radicais.
A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. O que faz dela ser tão especial é que é encontrada no interior das células e tem a capacidade única de potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, coenzima Q10 e ácido alfalipóico.
Os antioxidantes utilizados normalmente são as vitaminas C e E, os carotenoides, o selénio, o zinco, o cobre e os mais recentes: bioflavonoides. A função dos antioxidantes é prevenir a formação de radicais livres ou neutralizá-los, evitando assim os seus efeitos prejudiciais.
15 alimentos antioxidantes
Segundo a dermatologista Juliana Toma, a principal função do antioxidante é neutralizar os radicais livres, moléculas produzidas após a exposição ao sol, poluição, tabagismo, entre outros fatores que promovem o stress oxidativo da pele.
O principal objetivo dos cremes antioxidantes é atuar na manutenção do estado da pele em determinado momento. Para ter o seu efeito potencializado, os cremes devem ser aliados ao protetor solar. Esses tipos de produtos são excelentes para serem usados à noite, especialmente os que são fabricados à base de vitamina C.
É importante consumir itens que possuem propriedades antioxidantes, como o betacaroteno, as vitaminas C e E e o selênio. Eles podem neutralizar e eliminar os radicais livres do organismo. Portanto, invista em mamão, laranja, cenoura, cebola, morango e espinafre. Não exagerar nas atividades físicas também é importante.
Além de agir na eliminação de radicais livres, esse antioxidante age reforçando a sensibilidade à insulina e como um potente quelante de metal pesado. Ele também tem a capacidade de regenerar outros antioxidantes, como vitaminas C, E e a glutationa.
Enzimáticos: são sistemas antioxidantes naturais do nosso organismo, com a função de combater os radicais livres, como exemplo, podemos citar a catalase, a superóxido dismutase e a glutationa peroxidase;
Responsáveis pela segurança do organismo, os agentes antioxidantes são os vigilantes essenciais para deixar qualquer invasor indesejável sem forças e fora de combate! Os antioxidantes são substâncias que combatem as ações dos temidos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.
Daí também nota-se um maior estresse celular. Visto que os antioxidantes protegem as células de danos na sua estrutura e previnem problemas, como envelhecimento, doenças cardiovasculares, aterosclerose, câncer, Alzheimer e doenças pulmonares, é indicado que todos os indivíduos entendam o que é um antioxidante e consumam essas substâncias.
Qual a natureza jurídica da pena de multa?
Quem faz a inspeção de segurança?
O que eu preciso fazer para que a sombra aumenta?
Quais são os tipos de melodia?
Que remédio caseiro é bom para o intestino?
O que é pesquisa científica Segundo Gil?
Porque não pode comer banana da terra crua?
Qual o CFOP de entrada para 5405?
Quem é o maior produtor de açaí no Brasil?
Quais são os músculos responsáveis pela adução do quadril?
Qual o metal mais forte da ficção?
Como se despedir de um amigo que vai embora?