Quais operações incide diferencial de alíquota?

Pergunta de Mafalda Martins Andrade em 27-05-2022
(70 votos)

Como mencionado, o Diferencial de Alíquota do ICMS incide sobre todas as transações de venda realizadas entre estados, seja essas entre contribuintes do ICMS ou não. No caso, seu pagamento é antecipado ao envio da mercadoria, quanto o recolhimento é feito a cada emissão de nota fiscal.

Quando incide diferencial de alíquota?

O Difal é recolhido no momento da emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) pelo vendedor, quando a venda é realizada a não contribuintes do ICMS. Se a venda ocorrer entre dois contribuintes do ICMS, a diferença deve ser paga pela empresa que está comprando o produto ou serviço (estado de destino).


Quais operações estão sujeitas ao Difal?

Nas operações interestaduais de aquisição de bens e mercadorias por empresas da construção civil, deve-se aplicar a alíquota fixada para as operações interestaduais, devendo o DIFAL ser repartido entre o Estado de origem e o Estado de destino, conforme Art.

Como saber se o produto tem diferencial de alíquota?

Somente existirá diferencial de alíquotas a ser recolhido caso o percentual da alíquota interna ser superior ao da alíquota interestadual. A base de cálculo do diferencial de alíquota é o valor da operação que decorrer a entrada da mercadoria ou da prestação do serviço.

O que é o diferencial de alíquota?

Difal ou diferencial de alíquotas, é o resultado a pagar que obtemos da diferença entre as alíquotas interna e interestadual de ICMS, cobradas nas vendas interestaduais de bens ou serviços destinados à consumidor final (contribuinte ou não do ICMS).

ICMS - DIFERENCIAL DE ALIQUOTA (DIFAL)


31 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença entre Diferencial de alíquota e Difal?

Na verdade, DIFAL e DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA é a mesma coisa, a diferença é que um está escrito em siglas e o outro está escrito o nome completo, DIFAL - DIFerencia de ALíquota.

Como funciona o diferencial de alíquota do ICMS?

O cálculo do Diferencial de Alíquota de ICMS é feito de modo que seja encontrada a diferença entre alíquota do estado de destino e tarifa interestadual. Se uma mercadoria vai ser transportada de São Paulo ao Rio de Janeiro, então a tarifa interestadual vai ser de 12%.

Como saber se tem Difal ou não?

Para descobrir o Difal do ICMS, é preciso ter o valor de diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna:Saiba o valor da operação antes da incidência do ICMS.Calcule o valor devido de ICMS com a alíquota interna.Calcule o valor do ICMS devido com a alíquota interestadual.

Quais CFOP que tem diferencial de alíquota?

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código "2.922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro".



Outras questões

Como vc esta ou como vc estar?

Quantos brasileiros foram para a Segunda Guerra Mundial?

Como saber se a matrícula foi confirmada 2022 pr?

Em qual Fnaf o Glitchtrap aparece?

Como recuperar arquivos da pasta AppData?

Quais as contribuições de Galileu para revolução científica?

O que é situação inicial conflito Clímax e desfecho?

Qual dia do ano amanhece mais tarde?

Qual o papel do farmacêutico na orientação dos pacientes?

Como aproveitar folhas e talos?

Como lavar o rosto após cirurgia de catarata?

Qual o mecanismo de pesquisa mais seguro?

O que os gregos faziam?

É proibido comer vaca na Índia?

O que trabalhar sobre alimentação?

Como se desenvolve a toxoplasmose ocular?

O que os italianos amam?

O que significa dizer que uma economia apresentou déficit no balanço de pagamentos em conta corrente?

O que substitui a palavra desvantagem?

O que significa reconhecimento na contabilidade?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar