Os envolvidos nessa revolta foram, em sua maioria, escravos nagôs (também conhecidos como iorubás) e haussás – embora os segundos estivessem em menor número. Os participantes da revolta eram, em geral, muçulmanos, embora tenham existido aqueles que fossem adeptos de religiões de matriz africana.
Os participantes da Revolta dos Malês foram na sua maioria nagôs, mas sabe-se também que o levante contou com a participação de africanos haussás e tapas (conhecidos também como nupes). A maioria dos envolvidos era muçulmana, mas muitos também eram adeptos de religiões de matriz africana.
Os líderes nagôs eram os escravos Ahuna, Pacifico Licutan, Sule ou Nicobé, Dassalu ou Damalu, Aprígio, Pai Inácio e Gustard. Também nagô era o liberto Manuel Calafate. Os outros eram o escravo tapa Luís Sanim e o liberto hauçá Elesbão do Carmo ou Dandará, que negociava com fumo.
Os revoltosos propunham o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil, bem como defendiam também a escravização ou assassinato dos não islâmicos.
Os hauçás são muçulmanos, embora no passado adotassem práticas animistas, que ainda são encontradas em partes mais remotas. Têm sido um fator importante da disseminação do islamismo na África ocidental, por meio de contatos econômicos, de comunidades comerciais da diáspora hauçá e da política.
19 curiosidades que você vai gostar
Iorubá é o nome de uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais. Na verdade, o termo é aplicado a uma coleção de diversas populações ligadas entre si por uma língua comum de mesmo nome, além de uma mesma história e cultura.
Desencadeada num contexto de inquietação política metrópole-colônia, com os conflitos que levaram à queda do regime colonial (1822) e o quadro de subsequentes levantes de cativos, principalmente na primeira metade do século XIX na Bahia, a Revolta dos Haussás, como ficou conhecido o movimento, expõe alguns pontos ...
Os revoltosos presos foram julgados e condenados, porém recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça. Em 1840, d. Pedro II foi coroado imperador e anistiou os sabinos. Os réus livraram-se da condenação à morte, mas foram obrigados a mudar-se para lugares distantes da Bahia, como Goiás e Mato Grosso.
Com uma década de duração, de 1835 a 1845, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta do país.
O que servir em uma festa da primavera?
Como calcular qual módulo usar?
O que servir em festa de 20 anos?
Como saber se a compra foi efetuada no cartão de crédito Nubank?
Como preparar um chá de fraldas?
Como ligar ar-condicionado Consul pelo celular?
O que servir em festa infantil barato?
Onde guardar potes de plástico?
Como arrumar quarto pequeno de casal com o do bebê?
Como organizar as estrofes de uma cantiga?
O que precisa para aniversário de 1 ano?
O que colocar em cima da cômoda do quarto?
Como organizar festa de 1 ano para 20 pessoas?
Como organizar itens pequenos?
Como instalar luminária tubular de LED?
Como aplicar o remédio fiprolex?