Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
Dor nos testículos, aumento da frequência urinária, diminuição do jato urinário, dor ao urinar, ausência de ejaculação e impotência também figuram a lista de sintomas que sinalizam algum problema urológico. Mediante a dor ou qualquer anormalidade de seu corpo, procure o urologista o mais rápido possível!
O Nefrologista é um especialista de problemas renais, somente. Além disso, o nefrologista atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos. O Urologista por sua vez, atende pacientes com outros tipos de problemas, não somente os renais.
O especialista em doenças no genital masculino é o Urologista. Mas alguns outros especialistas também tratam lesões genitais, como o Infectologista, que é especialista em doenças infecto-contagiosas, e o Dermatologista, que é especialista em doenças da pele e mucosas.
O doente é deitado numa marquesa e é inserido suavemente um tubo flexível (sonda de esvaziamento) na sua bexiga para medir o volume de urina que ficou na bexiga e avalia-se, através de uma tira-teste, se existem indícios de infeção urinária.
23 curiosidades que você vai gostar
Os mais comuns são:exames de sangue: para avaliar os parâmetros bioquímicos relacionados ao trato urinário, como creatinina, ureia, ácido úrico e contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA;exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;espermograma;biópsia vesical;fluxometria;uretrocistoscopia e.
Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral para saber o estado geral de saúde da pessoa, além de serem indicados exames que avaliem o sistema urinário masculino e feminino, além de exames que avaliem a fertilidade masculina.
Recomenda-se procurar o seu ginecologista ou urologista.
Dentre as principais DSTs bacterianas estão: gonorréia, clamídia, tricomoníase e sífilis. Elas podem ser tratadas com antibióticos. O tratamento delas podem incluir a utilização dos seguintes medicamentos: metronidazol, tinidazol e outros. Já em relação as principais DSTs virais, estão: a herpes, o HPV e a AIDS.
Especialistas em urologia, ginecologia e clínica geral costumam solicitar exames de sangue básicos que revelam uma série de doenças sexualmente transmissíveis.
Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
A especialidade do médico urologista é o aparelho gênito-urinário, isso quer dizer que ele cuida dos rins e bexiga, tanto de homens como o de mulheres, adultos, idosos e crianças.
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
No caso do proctologista, a finalidade é a de encontrar quaisquer feridas ou alterações no ânus. Já na consulta com o urologista, o objetivo é diagnosticar de modo prematuro tumores ou modificações capazes de apontar um caso de câncer de próstata.
Para tratar esta infecção, normalmente é usado o antibiótico Metronidazol, seguindo o esquema:Metronidazol 400 mg, 5 comprimidos em dose única;Metronidazol 250 mg, 2 comprimidos de 12/12h por 7 dias.
As infecções sexualmente transmissíveis (IST), anteriormente conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis (DST), normalmente causam sintomas como coceira e secreção no pênis, aparecimento de feridas na região íntima ou ardor ao urinar.
Conversamos com o urologista João Correia dos Santos da equipe QualiMédicos para listar as Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns nos homens e os sintomas de cada uma delas. Sífilis. Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. ... Gonorreia. ... Herpes. ... HPV. ... HIV.
O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Veja a lista dos CTA aqui. Os exames podem ser feitos de forma anônima nos CTA.
O Teste de DSTs ajuda a proteger a saúde de pessoas com vida sexual ativa, promovendo um diagnóstico precoce para um tratamento adequado e eficaz. Este exame faz uma investigação completa das principais doenças, como HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. Não é necessário pedido médico para a realização dos exames.
Basta solicitar o exame na unidade de saúde mais próxima. Não precisa de encaminhamento médico. O profissional de saúde, que pode ser médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem, capacitado, coleta uma gota de sangue ou fluido oral.
Uma das causas que impedem boa parte das pessoas de irem ao médico urologista particular é exatamente o preconceito. Além disso, de imaginar situações que não correspondem à realidade. Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer para perder essa vergonha, é ter em mente que se trata da saúde.
Principais exames preventivos para homensExame de próstata. Os exames indicados são o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). ... Colonoscopia. ... Autoexame testicular. ... Exames de sangue.Exame de urina. ... Exames cardiovasculares.
Saiba mais sobre os exames de rotina e para DSTs:Hemograma. ... Glicemia em jejum. ... Colesterol e triglicerídeos. ... TGO e TGP (função hepática) ... Creatinina e ureia (função renal) ... Dosagem de hormônios da tireoide. ... Exame de urina. ... Sorologia para DSTs.
Consulta com urologista para mulheres. A consulta feminina com o urologista evita que o diagnóstico das principais doenças do trato urinário feminino, como a cistite, seja tardio. Aliás, as infecções e a incontinência urinária são os principais problemas urológicos que as levam ao consultório do especialista.
11 sintomas de problemas nos rinsVontade frequente para urinar. ... Urinar em pouca quantidade de cada vez. ... Dor constante no fundo das costas ou flancos. ... Inchaço das pernas, pés, braços ou rosto. ... Coceira em todo o corpo. ... Cansaço excessivo sem razão aparente. ... Alterações da cor e cheiro da urina.
O que é a legislação tributária?
Quais são os principais parceiros econômicos do Japão?
Como ir do Galeão para a Rodoviária Novo Rio?
Como colorir um desenho em preto e branco?
Quais cartões A Hotmart aceita?
Como fazer Tinta temporária para cabelo?
Como conseguir o cabelo na cor pêssego?
Como pintar um estandarte no Minecraft?
Como pintar o cabelo de loiro deixando a raiz escura?
Como fazer uma pintura rústica na madeira?
Como pintar o cabelo de castanho claro dourado?
Como fazer o cabelo rosa pastel?
Qual é a melhor tinta para pintar o cabelo de loiro?
Que tinta usar para pintar o cabelo de verde?