dentre os principais autores Soares, Batista (2005); Tfouni (2010); Feil (1987); Cambi (1999); Melo apud Marrou (1971); Soares, Galvão, 2004; Santos (2018); Cagliari (2001); Ferreira (1995); Aquino (2017); Moser (2008). Palavras chave: Alfabetização. Letramento. Ensino fundamental.
Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois teóricos muito abordados em qualquer curso de alfabetização estruturado, bem como na faculdade de pedagogia ou licenciaturas. Eles elaboraram teorias no campo da neurociência, biologia e psicologia, mas que se adequam à educação perfeitamente.
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
Segundo Soares (2006, p. 15): "Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita [...]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas".
Magda Soares diz que letramento é o processo contínuo da alfabetização, é a pratica de ler e escrever. Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado.
37 curiosidades que você vai gostar
O conceito de desenvolvimento e aprendizagem em Vygotsky é fundamental para a alfabetização de adultos porque deixa claro que a aquisição da escrita não se processa espontaneamente em ambientes culturais. Há necessidade da intervenção intencional, sistematizada, do profissional alfabetizador, em ambiente escolar.
1 → O que diz a teoria de Vygotsky
Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
Magda Soares aborda a teoria da Psicogênese da língua escrita, desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986), apresentando evidências de todos os estágios que compõem essa teoria através de exemplos produzidos por alunos em processo de alfabetização.
Como saber o número da conta e agência do Santander?
Como saber o código da agência Caixa tem?
Qual o número de inscrição no IPTU?
O que contribui para desmotivação dos alunos?
Como deixar de ser uma decepção para os pais?
Como que salva a foto no canva?
Como manter o relacionamento depois de uma traição?
Como melhorar a qualidade de imagem do PS2 para a TV LED?
Como medir polilinhas en AutoCAD?
Como melhorar a qualidade da minha webcam do notebook?
Como melhorar a imagem da TV Philco?
Como melhorar a qualidade da letra no PC Windows 10?
Como funciona a Nota do iFood?
Como treinar a oralidade em espanhol?
Como desvincular o dispositivo do Caixa Tem?
Como melhorar a forja no Valheim?
Como ter uma boa pegada no Jiu-jitsu?