2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); II – Diagnóstico de Enfermagem; III – Planejamento de Enfermagem; IV – Implementação; V- Avaliação de Enfermagem.
Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ... II – Diagnóstico de Enfermagem. ... III – Planejamento de Enfermagem. ... IV – Implementação. ... V – Avaliação de Enfermagem.
Segundo Horta, assistir em enfermagem é fazer pelo ser humano àquilo que ele não pode fazer por si mesmo, ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de se autocuidar, orientar ou ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais.
Este método de atuação da enfermagem é denominado processo de enfermagem. Horta dividiu o processo em seis fases constituídas em ações dinâmicas, sistematizadas e inter-relacionadas que visam à assistência ao ser humano.
Para ela, “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”.
34 curiosidades que você vai gostar
Wanda acreditava que os níveis deveriam ser classificados a partir de uma alternativa proposta pelo padre, médico e escritor João Mohana, que dividia as necessidades em três grandes dimensões: psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais.
Horta propunha o Processo de Enfermagem como forma de organização e direcionamento da assistência de enfermagem em seis etapas, quais sejam: histórico, diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados ou prescrição, evolução e o prognóstico de enfermagem 4.
Na década de 1960, aderiram a esse movimento, para consolidação da Enfermagem como ciencia, Callista Roy, Ida Orlando, Imogene King e ou- tros, tentando organizar o corpo de conhecimento específico baseado em análises sobre a natureza do ser humano e suas relações com o meio ambien- te.
2.1 - Teoria do autocuidado de Dorothea Orem
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
Como conectar o mouse no celular pelo PC?
Qual a melhor forma de passar máscara de cílios?
Como utilizar o cartão Nubank?
Como usar Kamaleao Color sem descolorir o cabelo?
Que remédio é bom para torção no tornozelo?
Tem como usar o 3G do celular no notebook?
Como deixar as fotos mais bonitas no Photoshop?
Como usar a máscara facial da Natura?
Como melhorar a técnica da corrida?
Pode dormir com minoxidil no rosto?
Como melhorar no controle fortnite?
Como faço para melhorar a sua pronúncia?
Qual é a máquina para cortar pelo de cachorro?
Como melhorar o meu Muay Thai?
Qual a importância das relações interpessoais para o aprendizado na escola?