Conforme sugere um estudo realizado por Freire (2013), a mídia podcast, quando utilizada de forma adequada, favorece o desenvolvimento da autonomia12 de estudo nos aprendizes, além de possibilitar que ele seja autor de seu aprendizado, o que é defendido por Demo (2011a).
Após gravar o podcast, é preciso fazer a edição. Aproveitando os programas disponíveis ou mesmo os recursos do celular, os alunos podem aproveitar e retirar os trechos que não ficaram bons. Depois da edição, o podcast está pronto para ser publicado.
Uma maneira de criar um podcast é utilizar o software livre e gratuito audacity. Essa ferramenta pode ser baixada e trabalhada no formato offline, ou seja, sem precisar de conexão com a internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo.
Muitas outras possibilidades podem ser exploradas em sala de aula, como o desenvolvimento de diários, rádios, debates, programas. E você, querido professor, como usa o podcast em suas aulas, conte aqui nos comentários.
Entre os benefícios do trabalho está a possibilidade de fazer os alunos não serem apenas consumidores, mas também produtores. Ao produzir podcasts, eles vão trabalhar a oralidade, escuta ativa, a percepção do ambiente e desenvolver sua maneira de se expressar.
O que o Ancylostoma braziliense causa em humanos?
Como trabalhar a leitura de imagens?
Quando usar bolsa térmica quente ou fria?
Como deve ser feita uma pesquisa?
Por que fazer um projeto de leitura?
Como foi descoberta a Espanha?
O que não comer para não engordar?
Como estudar para uma prova muito difícil?
Como trabalhar a letra inicial do nome na educação infantil?
Quando se erra uma ata o que fazer?
Qual é a origem do homem moderno?
Como trabalhar a letra N educação infantil?
O que significa escrever uma carta?
Como trabalhar o tema reciclagem na educação infantil?
Como fazer um floco de neve no Minecraft?
Como marcar vários arquivos para copiar?
Quais são os critérios de fixação de competência nos Juizados Especiais?