Classificação dos ossos do corpo humano
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Chatos ou achatados – finos, em forma de lâmina. Por exemplo, ossos do crânio, costelas e externo; Irregulares – não podem ser inseridos nos grupos anteriores. Por exemplo, vértebras e ossos da face.
O esqueleto pode ser dividido em duas partes: o esqueleto axial e o apendicular. No esqueleto axial, temos o crânio, o osso hioide, as vértebras, costelas e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores, incluindo-se a cintura escapular e a pélvica.
Classificação dos ossos
Metacarpo. O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão. É formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges. Os ossos do metacarpo são numerados de I a V a partir do polegar.
Fossas cranianas
Fossa craniana | Descrição |
---|---|
Fossa craniana anterior | Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. |
Fossa craniana média | Formada pelos ossos esfenoide e temporal. |
Fossa craniana posterior | Composta pelos ossos temporal e occipital. |
COMO OS OSSOS PODEM SER CLASSIFICADOS? DE EXEMPLOS
Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. ... Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé).
Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno. Já na parte apendicular, temos 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular) e 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica).
As duas principais formas de desenvolvimento dos ossos são as formas endocondral e membranosa. Essa característica em particular, juntamente com a forma geral do osso é utilizada para classificar o sistema esquelético. As principais formas que são reconhecidas são:
A anatomia dos ossos longos, por exemplo, é formada por: Endósteo: fino revestimento que envolve a cavidade medular. Ao todo, os 206 ossos que fazem parte da estrutura óssea do corpo humano são divididos em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Assim temos as seguintes classificações: Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares. Os ossos longos apresentam duas extremidades, ...
Um osso é uma estrutura somática que é constituída de tecido conectivo calcificado. Substâncias inorgânicas e fibras colágenas (de colagénio) formam uma matriz que contém osteócitos. Estas células são as mais comummente encontradas em ossos maduros, e são responsáveis por manter o crescimento e a densidade dos ossos.
Quais são as principais funções de um módulo de e S entrada saída?
É possível dispor do próprio corpo para depois da morte?
Como fazer vídeo chamada com filtro?
Como fazer a dieta da lua para emagrecer?
Qual o contra filé mais caro do mundo?
O que é Product Owner salário?
Quais são os objetivos do exame físico?
Para que serve a tecla Alt +Tab?
Quem pode ter filhos com síndrome de Down?
Qual a diferença entre transporte público e privado?
Como entrar na Polícia Militar de Pernambuco?
Quanto é o salário do conselheiro tutelar pé?
Qual exame detecta fraqueza muscular?
Qual a natureza da ação penal nos crimes de lesão corporal de natureza leve?
Como é cobrado o juros do cheque especial?