A nova LDB trata o professor como o eixo central da qualidade da educação, sem levar em conta a realidade brasileira. “universalização da qualidade do ensino; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação do trabalhador; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País".
Instituído pela Lei 9.131, de , o CNE é um órgão colegiado ligado ao Ministério da Educação, mas de atuação independente. Tem como função apoiar o MEC na elaboração das políticas educacionais e de diretrizes de ensino, a serem seguidas pelos estados e municípios.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; ... XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Essas políticas públicas têm por intuito encontrar soluções para os grandes desafios sociais na educação, diminuindo assim os diferentes níveis de escolaridade, bem como as diferenças sociais dentro da sala de aula.
Além de garantir a educação para todos também é função das políticas públicas avaliar e ajudar a melhorar a qualidade do ensino do país. As políticas públicas educacionais são ligadas a todas as medidas e decisões que são tomadas pelo governo em relação ao ensino e à educação no país.
Órgão colegiado ligado ao MEC (Ministério da Educação), o CNE (Conselho Nacional de Educação) auxilia na formulação de políticas públicas e diretrizes de ensino. Para isso, o conselho pode emitir pareceres, estudos e pesquisas.
As avaliações do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior devem ter foco prioritário nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais que devem ser efetivamente cumpridos no replanejamento curricular das escolas, respeitada a autonomia dos sistemas de ensino, das instituições e ...
Mas é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB) que regulamenta o sistema educacional brasileiro, tanto público quanto privado. Hoje, nossa LDB é a Lei nº. 9394, sancionada em dezembro de 1996, mas vale dizer que existiram outras LDBs ao longo da história do país, o que veremos a seguir.
O presente artigo tratará das principais leis que determinam a educação básica brasileira, tanto em princípios quanto as que regem a prática dos estudos, como a própria Constituição Federal de 1988 que destina um capítulo para este tema.
Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
São diversas as Leis que regem o sistema educacional no Brasil, a começar pela Constituição Federal de 1988, a Carta Magna do país, que destina à educação todo um capítulo, sendo este composto por 10 artigos repletos de princípios.
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