Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
As possibilidades de atuação do Pedagogo nesta área são várias. Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.
A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.
As práticas educativas se dão na interação com o meio social, político e cultural realizamos atividades que auxiliem o educando a buscar aprender a ter autonomia ao ser, pensar e agir.
A atuação do Pedagogo em ambientes não escolares é fato e agora embasado em lei, desta forma foi dada mais uma atribuição a este profissional que deverá agir dentro de suas habilidades pedagógicas no âmbito da capacitação de empresas, metodologias de disseminação de informações de ONGs, empresas e Meios de comunicação ...
44 curiosidades que você vai gostar
Enquanto as possibilidades de atuação do Pedagogo estão relacionadas com as necessidades de cada ambiente de trabalho não formal, cabe a esse profissional da educação ter conhecimento do seu ambiente de trabalho e construa sua forma de trabalho, desde que seja para melhor favorecer a sociedade.
De acordo com o desenvolvimento da observação e entrevista com o pedagogo no sistema prisional podemos concluir que: O pedagogo deve estar atento ao planejar e executar suas atividades, para que haja uma aprendizagem, valorizando os conhecimentos que os detentos já possuem e garantir a possibilidade de novos ...
Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
O Estágio em Contextos Não Escolares envolve, portanto, ati- vidades no âmbito de instituições em que esteja prevista a atuação de pedagogos. A carga horária deste estágio é de 60 horas, sendo 40 horas no campo de estágio e 20 horas para a preparação das atividades a serem desenvolvidas.
As organizações não escolares precisam de práticas pedagógicas, e o pedagogo não necessariamente atua como professor, mas como articulador do processo educativo nesses espaços que podem ser: empresas, organizações não governamentais, hospitais, editoras, serviços sociais, enfim, em todas as áreas que necessitam de um ...
Sua metodologia está voltada aos grupos sociais, a uma educação realizada para atender às situações provenientes das interações do sujeito na sua comunidade, seja num momento de adversidades, na qual necessita de uma interferência para sua superação, como, por exemplo, a inadaptação do indivíduo ao meio, seja em ...
O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.
ao espaço não escolar
O espaço formal se caracteriza pela formalização do sistema educativo, é aquele em que a educação no espaço é hierarquicamente estruturada. Já o espaço não formal se caracteriza por uma atividade organizada e sistemática, acontece fora do sistema formal da educação.
A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. ... Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.
Desta forma podemos ressaltar a importância desses espaços não escolares para a formação do indivíduo, sendo que a construção de conhecimentos vai além da sala de aula, a comunidade, os espaços comunitários, os projetos sociais e todas as ações que acontecem fora da escola complementam a educação escolar.
é aquele tipo de educação sistematizada e organizada, porém com flexibilidade quanto ao tempo e espaço que podem ser utilizados para esta educação. ... São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.
De forma legal a educação carcerária é uma categoria de educação de adultos que tenciona instruir, caracterizar e criar cidadãos provisoriamente aprisionados em um cárcere, para que possam futuramente realocar-se com respeito e distinção no corpo social e do trabalho, com a dignidade de voltar a ser visto de igual para ...
Para dar aula no estado ou você passa no concurso ou é designado. A designação, o professor passa por um edital e a prioridade do edital é para quem tem licenciatura, já que para dar aula é preciso de licenciatura.
A educação nos presídios é uma oportunidade do detento romper com o ciclo, criminalidade x reincidência, ela possibilita que durante o cumprimento da pena para pagar o que deve a sociedade, o preso possa ter uma chance de ter uma nova realidade quando for reinserido na sociedade, o reeducado com um curso superior, por ...
OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
A Educação Não-formal é um terreno fértil para a ação do profissional pedagogo, pois lhe permite atuar, como agente da ação educativa, nos diferentes processos formativos compreendidos além do âmbito formal da escola.
A educação não-formal vai além do assistencialismo. Visa ao desenvolvimento de valores, acreditando que a aprendizagem se dá por meio das práticas sociais, respeitando as diferenças existentes para a absorção e elaboração dos conteúdos implícitos ou explícitos no processo ensino e aprendizagem.
Sendo assim, o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade ...
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
Compreende-se que o estágio em ambiente não escolar oferece ao acadêmico o aprendizado de como planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar aplicação de projetos e experiências educativas não-escolares; como produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e ...
Para que serve conta vinculada?
Como ler o resultado de uma topografia?
Como funciona uma Confederação de esporte?
Qual o melhor formato para salvar áudio?
Como funciona uma colhedora de cana?
Como é dividido o Tribunal Superior do Trabalho?
Quando a dança bolero foi adaptada no Brasil?
O que é uma empilhadeira hidráulica?
Como usar o aplicativo cabeceira?
Como funciona a chapa elétrica?
Como funciona a conta poupança da Caixa?
Como abrir uma empresa de administração de bens próprios?
Como é feita a pesquisa de mercado?
Quanto tempo demora para desintoxicar o corpo de cocaína?
Como é uma consulta telemedicina?