A percepção dessas formas, também conhecidas como moscas volantes (do latim Muscae volitantes) ou floaters (flutuadores, em inglês), é chamada miodesopsia. Elas podem aparecer como pontos escuros, filamentos ou teias – e não são ilusões de ótica.
Uma alucinação ocorre quando a percepção do indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade, como se fosse uma impressão subjetiva.
Ver coisas que “não existem” é geralmente algo que acontece com pessoas com algum tipo de doença mental ou que fazem uso de drogas com efeitos alucinógenos. Um novo estudo revelou, no entanto, que não apenas podemos ter alucinações como provavelmente já tivemos alguma vez na vida.
De qualquer forma, se isso traz algum incômodo, é preciso ser investigado, pois pode ser um sinal de que algo não vai bem na esfera emocional. As alucinações precisa ser avaliada um pouco mais de perto por um médico psiquiatra e pelo psicólogo. Se apresenta algum tipo de alucinação procure ajuda profissional.
Alucinação define-se como percepção sem estímulo ou erro na percepção. Ela abarca a indagação sobre o que é existente e real ou ilusão. Deste modo, neste trabalho são realizadas reflexões sobre o sentido do alucinar a partir da fenomenologia apoiando-se principalmente em Jaspers, Heidegger e Merleau-Ponty.
33 curiosidades que você vai gostar
A alucinação não necessariamente está associada a uma doença. Ela pode se apresentar como consequência do abuso de álcool ou drogas e até mesmo como um efeito colateral de certos medicamentos. No entanto, a alucinação é um sintoma importante de condições como a esquizofrenia, a depressão psicótica e a epilepsia.
O delírio, também conhecido como transtorno delirante, é a alteração do conteúdo do pensamento, em que não exite alucinações nem alterações da linguagem, mas em que a pessoa acredita fortemente numa ideia irreal, mesmo quando já foi comprovado que não é verdade.
A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcada por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações.
Vozes podem se projetar na mente do paciente criando diálogos fantasiosos que normalmente geram ansiedade, nervosismo e confusão. Já as alucinações visuais surgem na mente do indivíduo esquizofrênico como imagens aparentemente reais e podem ser elementos fantasiosos ou da rotina do paciente.
Quantas fases tem o Zombie Tsunami?
Como usar a maca peruana para engordar?
Como tirar uma boa foto da paisagem?
Como defender com goleiro no PES 2020?
Qual o melhor horário para tomar sibutramina 15mg?
Para que serve o xarope Mucofan?
Para que serve a cápsula de sene?
Para que serve maca peruana emagrece?