Importância do exercício excêntrico Os movimentos excêntricos utilizam menos o metabolismo e produzem maior hipertrofia, o que os torna em movimentos muito efectivos para ganhar músculo. Contudo, este tipo de exercício deve ser praticado com o acompanhamento de um profissional para que não existam danos musculares.
Um trabalho muscular excêntrico bem realizado na fase de prevenção de lesões, consiste em fortalecer a musculatura, enquanto as fibras musculares se alongam através da força dos tendões e não da sua contração, utilizando uma carga superior a que é utilizada no cotidiano do atleta.
Entre as características que diferenciam a ação excêntrica estão as características mecânicas que permitem que o músculo produza mais força e as adaptações morfológicas, pois, após um período de treinamento excêntrico, evidencia-se maiores ganhos de força e hipertrofia.
Durante as ações excêntricas, o músculo tende a gerar tensão com o alongamento do seu comprimento na direção em que a força aplicada pelo músculo é contraria a direção do deslocamento. Essa ação gera maior quantidade de força quando comparada a ações isométricas e concêntricas.
Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção. Excêntrica: Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico. É a “volta” do movimento.
37 curiosidades que você vai gostar
Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps).
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).
Tipos de contração na gravidez
De modo geral, existem dois tipos de contração: as que acontecem na hora do parto e que indicam o momento em que o bebê vai nascer, e as contrações de treinamento, também conhecidas como “contrações de Braxton Hicks”.
No entanto, a redução excêntrica, além de reduzir, serve também para manter o alinhamento por baixo da tubulação (imagem 1). Já a redução concêntrica diferencia-se por manter o tubo com diâmetro maior concêntrico ao tubo com diâmetro menor (imagem 2).
O que é som e como percebemos?
Como nosso corpo identifica os sonhos?
Como não sentir dores musculares?
Como o ser humano está destruindo o meio ambiente?
O que é a carência no plano de saúde?
Como nos tornamos quem somos como é formada a cultura brasileira?
Como as pessoas me veem invertido?
Qual significado de uma pessoa passiva?
O que tem por dentro da Terra?
O que quer dizer conta e dígito sem?
Porque não usar produtos com parabenos?
Como imprimir Arquivo de PDF em tamanho A5?
Como imprimir na impressora HP 2700?
O que precisa para rodar PUBG Mobile no PC?
Como faço para imprimir um arquivo PLT?