A procura pelo auxÃlio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, orientações e esclarecimentos, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento. Quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo se diagnostica e se trata o problema.
Para muitos, falar sobre tratamento psicológico não é uma tarefa fácil. O tema ainda envolve muitos preconceitos, tanto sobre como funciona quanto para quem ele traz benefÃcios. Acontece que em muitos momentos da nossa vida sentimos que precisamos de ajuda, e não sabemos como ou a quem recorrer.
Sim, existem evidências cientÃficas de que o tratamento psicológico é essencial na resolução de uma série de questões sociais, comportamentais ou ainda de condições clÃnicas como a fibromialgia, constipação em crianças, ejaculação precoce ou depressão etc.
Queria tratar isso, mas não sei se procuro um psicólogo ou um psiquiatra?". Ou também não ouviu alguém responder assim: "psicólogo te ouve e psiquiatra dá remédio". Essas são duas frases do senso comum que venho explicar um pouco. O psiquiatra é um médico que, além dos 6 anos de medicina, faz mais 3 anos de especialização em psiquiatria.
Diferente do que muitas pessoas pensam, buscar tratamento psicológico não representa um ato de fraqueza, e sim de uma pessoa forte o suficiente para reconhecer que ela precisa ou simplesmente quer ajuda psicológica.
Qual o álcool mais forte 46 ou 70?
O que o açúcar faz no cérebro?
O que é método intuitivo na filosofia?
Como ativar o Globo Play na TV?
Qual é a origem da vida na Terra?
Qual peixe pode ter engolido jonas?
Com que idade a esquizofrenia se manifesta?
O que servir de entrada em uma feijoada?
Qual a relação entre caloria e joule?
Como jurandyr ross delimitou os diferentes espaços do relevo brasileiro?