A presença de ventos aumenta e índices pluviométricos diminuem gradativamente. A baixa umidade, a redução da luz solar e o aumento de ventos fazem com que haja queda nas folhas de algumas árvores. Temperaturas amenas e queda de folhas são comuns no outono.
Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características”, afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP.
Outra característica do outono também é responsável pela queda das folhas: é a chegada de temperaturas mais frias e dias com menos luz solar. Com o tempo mais frio, as plantas reduzem ao máximo seu gasto de energia para proteger-se.
A luz solar e o tempo mais fresco da noite causam a formação químicos como a antocianina, que produzem vermelho e roxo em certas folhas. Árvores mais expostas a luz solar terão mais vermelho em suas folhas do que árvores que ficam na sombra.
A mudança da cor das folhas no outono está ligada ao fato de que, nesse período, a luz do sol diminui e as plantas param de produzir o seu próprio alimento, ou seja, param de realizar a fotossíntese. Então, a clorofila não é mais necessária e sua estrutura acaba sendo destruída.
18 curiosidades que você vai gostar
Com a chegada do outono, a Natureza muda de “cara”. O verde que impera metade do ano dá lugar a tons mais amarelados que, à luz do sol, quase parecem dourados. Em algumas espécies florestais, as folhas ganham cores vermelhas e depois tons castanhos, até que se desprendem, formando pequenos tapetes de folhas de outono.
No outono, as folhas das árvores abandonam o verde, e brindam-nos com uma paleta de amarelos e castanhos, a que se juntam tons laranja, vermelho e roxo. E a química explica porquê. A cor verde das folhas deve-se ao pigmento clorofila.
As folhas são conhecidas por serem verdes, mas nascem vermelhas. Essa troca de cores acontece para que a planta absorva melhor a luz do sol.
A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui. Como a fotossíntese fica comprometida em razão da ausência de luminosidade, as folhas entendem que não precisam mais do pigmento verde e o descartam.
Por exemplo no outono, os carvalhos americanos apresentam cores que vão do vermelho ao marrom passando pelo castanho-avermelhado. Já as nogueiras apresentam cores que vão amarelo ao marrom passando pelo bronze dourado. Os álamos americanos, por sua vez, apresentam cores que vão amarelo ao dourado.
No outono, a perda da parte aérea das árvores (folhas) prepara-as para o inverno. Com isso, o gasto de energia é menor, e elas voltarão a florescer na primavera e verão, meses mais favoráveis para conseguir nutrientes.
O outono é uma estação do ano que se inicia, no Hemisfério Norte, em 22 e 23 de setembro e, no Hemisfério Sul, em 20 e 21 de março. Dentre as suas diversas características, destaca-se a queda das folhas e da temperatura.
Logo no início do Outono os vasos que ligam a folha ao caule vão sendo gradualmente fechados por uma camada de células que se forma na base de cada folha. Quando esta camada de isolamento está completa e os tecidos de ligação da planta à folha estão selados a folha pode cair.
Com a chegada do Outono, algumas árvores se preparam para o Inverno. Os nutrientes vão saindo lentamente das folhas para os ramos da árvore, tronco e raízes, onde são armazenados e protegidos de forma segura do frio, geadas ou neve.
Na Primavera e no Verão, as plantas precisam de mais energia porque estão num período de desenvolvimento de flores, frutos, sementes e estruturas de renovação. Durante esses meses, as folhas exibem tons verdes provenientes da clorofila – pigmento essencial ao processo de fotossíntese.
Com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas (amo o calor!), as plantas recomeçam a brotar e saem do período de dormência. As folhas novas são mais verdes, tenras e frescas, e os jardins ficam lindos! ... ajuda a rega manual e quando a maioria das plantas sente menos o transplante.
A variação nas quantidades de certas substâncias na folha é o que determina a mudança de cor. Porque, em cada época, há uma predominância diferente de substâncias na folha, as quais refletem cores diferentes. A clorofila, por exemplo, reflete o verde e absorve as outras cores.
Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.
Cuidados com a Dracena Vermelha
Cultivada em solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas e se possível, pulverize as folhas com água.
Ao que tudo indica a cor da primavera/verão 2021 será o tom da flor orquídea, conhecida como a cor magenta. Por mais que as cores claras estarão em alta na estação, esse tom também irá aparecer muito, principalmente nos modelos de maiô e biquíni.
O nordeste dos EUA é o principal núcleo do fenômeno. O estado de Nova York e a região da Nova Inglaterra (que reúne os estados de Vermont, Connecticut e New Hampshire), por exemplo, são clássicos absolutos quando o assunto é outono e atraem grande número de viajantes nessa época do ano.
A folha da árvore é verde porque possui um pigmento natural chamado clorofila, que é responsável por fazer a fotossíntese, processo que permite o desenvolvimento da planta. Diferentemente do homem e animais, a planta não se alimenta de substâncias orgânicas, mas da luz de sol, água e nutrientes do solo.
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.
Como deixar o ar condicionado silencioso?
Como saber se o monitor e 144Hz?
Qual a diferença do minoxidil manipulado e industrial?
Como tirar o CFT por competência?
Como saber se meu celular e ARM 64?
Como saber se o loteamento é legal?
Porque os coelhos ficam lambendo as pessoas?
Como colocar o código da operadora automático no Moto G?
Como saber se o motor é trifásico?
Qual o valor de uma certidão negativa de testamento?
Como fica o seguro desemprego durante a pandemia?
Como fazer para secar madeira?
Como o homem de Áries demonstra estar apaixonado?
Como lidar com a raiva e o transtorno explosivo intermitente?