O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.
Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.
Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.
Abundância de mão de obra com baixos custos, em comparação aos salários pagos em países desenvolvidos. Riqueza em matéria-prima (água, minérios, energia, agricultura, dentre outros). Mercado consumidor com potencialidade, ou seja, populações que poderiam consumir os produtos das empresas.
A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento. ... O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.
24 curiosidades que você vai gostar
O processo de globalização proporcionou aparatos técnicos para a internacionalização do setor financeiro. Nesse sentido, empresas de um determinado país expandiram sua área de atuação, instalando filiais em outras nações com o intuito de obter cada vez mais consumidores, aumentando, assim, a lucratividade.
As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...
As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.
Os principais benefícios das multinacionais1 – Especialização da produção. Normalmente, as empresas globais dividem a produção em diferentes países. ... 2 – Terceirização. Relacionado à especialização está o conceito de terceirização. ... 3 – Economia. ... 4 – Mão de obra qualificada. ... 5 – Base de consumidores mais ampla.
As multinacionais, geralmente, têm mais dinheiro, em termos de possibilidade de capitalização, do que empresas locais. Elas têm maior possibilidade de financiar suas operações por um longo tempo, mesmo sem conseguir lucrar.
Essas empresas buscam nos países subdesenvolvidos e emergentes a diminuição dos custos em mão de obra, pois os salários dos trabalhadores desses locais são menores. Além disso, elas usam as suas influências para diminuir os direitos trabalhistas. Outro motivo é o rápido acesso às matérias-primas.
Os baixos custos de produção e, sobretudo, a mão-de-obra barata, transformam o gigante asiático na "fábrica do mundo", e isto tem animado várias empresas a manter seus meios de produção no país.
Dentre as condições é possível destacar: Abundância de mão-de-obra que favorece a defasagem salarial. Nesses países os salários são baixos, ao contrário dos ordenados pagos nos países de origem das empresas. Enorme potencial de recursos naturais que são usados como matéria-prima, adquiridos com baixos custos.
a) Mão de obra barata e/ou qualificada: as indústrias, geralmente, procuram instalar-se em localidades que disponham de uma mão de obra em grande quantidade e barata, mas também com as qualificações necessárias para garantir o bom funcionamento da produção.
5) O que as empresas visavam se instalando em países menos industrializados? R. Baixo custo de produção. ... Mão de obra barata, matérias-primas e recursos naturais em abundância e a um custo reduzido, menor carga tributária, e legislações ambientais pouco rigorosas.
Entre as desvantagens, há quem aponte que as corporações multinacionais apresentam potencial para formação de monopólio de mercado, controlando os preços e criando obstáculos para inovação no seu segmento. Além disso, também existe o argumento de que multinacionais têm maior impacto ambiental negativo.
– Geram uma sociedade de consumo; -Poluem o país, afinal levam o lucro para o país deles, mas a poluição fica. -Dependência econômica e tecnológica; – Falta de investimentos de alta tecnologia, afinal as empresas instaladas nesses países atuam nos setores tradicionais como, têxtil, siderúrgico, alimentício.
Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), ...
Vantagens da globalização
O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.
Elas selecionam os países onde há mão de obra barata, energia em abundância, matéria prima em grandes quantidades e mercado consumidor em expansão, além de auxílios governamentais (doação de terrenos e incentivos fiscais).
Empresas transnacionais são empresas que expandem sua atuação para diversos países, atuando neles simultaneamente por meio de filiais, ao invés de somente seu país de origem.
Por conta de sua característica principal de buscar incessantemente a maximização do lucro com a minimização dos custos e sua grande força econômica mundial, a atuação das corporações transnacionais impacta na garantia dos direitos humanos, especialmente no direito à saúde, meio ambiente e ao trabalho digno.
Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais.
O papel das empresas na sociedade é amplo. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. ... Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, como também pelos colaboradores, fornecedores, Estado e a sociedade em geral.
Isto acontece principalmente porque essas cidades querem estimular o seu desenvolvimento econômico, gerando novos empregos e, consequentemente, mais receitas para os cofres públicos do município.
Como instalar purificador de água na parede?
Como médico consegue receita azul?
Como sintonizar receptor Bedin Sat BS9100?
O que fazer para manter a careca?
Como tirar um pouco do brilho do verniz?
O que fazer quando acetona deixa a unha branca?
Como tirar o pelo da espiga de milho?
Como ocorre a formação dos liquens?
Como limpar o cabo flat da TV Samsung?
O que acontece com o corpo depois de parar de comer açúcar?
Como tirar o botão de atalho da tela do iPhone?
Como destravar o Clash Royale?
Como tirar batom que não sai da boca?
Como tirar o brilho da pintura?
Como regular o redutor de pressão de água?
Como tirar manchas da chaleira?