Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.
O evento aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia, por isso é popularmente conhecido como Conferência de Estocolmo. Mas o nome oficial do evento é Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
Na Conferência de Estocolmo foram abordados temas relacionados principalmente com a poluição atmosférica e de recursos naturais. As discussões contaram com a presença de chefes de 113 países, e de mais de 400 instituições governamentais e não governamentais.
Enquanto a preocupação universal sobre o uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos continuou a crescer, em 1972 a ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
Embora nenhum acordo concreto fosse concluído em Estocolmo, a Conferência abriu caminho para o desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental e a consciência ecológica. Também inaugurou a agenda mundial de discussões ambientais, e após a sua realização, a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
É considerada um marco histórico, pois, a partir dela, surgiram políticas de gerenciamento ambiental envolvendo o engajamento dos Estados na tentativa de diminuir os impactos ambientais negativos.
Estocolmo, Suécia
Assim, foi convocada a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, que produziu a Declaração sobre Ambiente Humano, ou Declaração de Estocolmo, e estabeleceu princípios para questões ambientais internacionais, incluindo direitos humanos, gestão de ...
A primeira conferência ambiental do mundo foi a Conferência de Estocolmo, organizada pelas Organização das Nações unidas (ONU) em 1972, na Suécia, e teve a presença de autoridades do Brasil.
Foi um marco histórico por ser tratar do primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais. Teve como desdobramentos a elaboração da Declaração de Estocolmo, com 26 princípios e a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O Desenvolvimento Zero tratava do estudo que alertava o mundo sobre os problemas ambientais globais causados pela sociedade urbano-industrial e propunha o congelamento do crescimento econômico como única solução para evitar que o aumento dos impactos ambientais levasse o mundo a uma tragédia ecológica.
É preciso pagar para despachar a mala?
Qual a melhor bicicleta para iniciar?
Qual o personagem principal da Revolução Chinesa?
Quando ocorre a formação de uma união económica e monetária?
Quais são os aspectos morfológicos?
Quando a diabetes está controlada?
Qual foi o índice de inflação do ano de 2016?
Como melhorar o pH da água de beber?
Qual pasta de dente não é testado em animais?
Quantos maratonistas existem no Brasil?
O que é considerado plágio em um TCC?
Para que serve o estudo de impacto ambiental?
Quem está com o colesterol alto pode comer peito de peru?
Como é a vida de um marinheiro?
Qual melhor tipo de empresa para contador?