As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.
Para tratar a TPM, que é a síndrome da Tensão Pré Menstrual, existem medicamentos que ajudam a aliviar tanto os sintomas de irritabilidade e tristeza, como fluoxetina e sertralina, e os sintomas de dor e mal-estar, como o ibuprofeno ou ácido mefenâmico, mais conhecido como ponstan, por exemplo.
alimentos como grãos integrais, verduras (espinafre, rúcula e agrião) e soja podem ajudar a desinchar. Corte o sal e o açúcar da alimentação; yoga, meditação e acupuntura também auxiliam no alívio de alguns sintomas da TPM, entre eles ansiedade, nervosismo e alteração de humor.
Opções de tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual
Acontece que a oscilação normal de níveis dos estrógenos e da progesterona (hormônios sexuais), no ciclo menstrual, atua sobre a função da serotonina (neurotransmissor), levando as mulheres mais sensíveis às manifestações da SPM¹, dentre as quais, ao choro fácil e a uma maior sensibilidade.
Sentir-se mal-humorada, impaciente, triste, ansiosa e inchada alguns dias antes da menstruação é muito comum à maior parcela das mulheres. Uma a cada três mulheres sofrem de TPM, tensão pré-menstrual, período cíclico que precede a menstruação e que conta com sintomas físicos e psíquicos a exemplo dos citados acima.
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. A queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar o estresse, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse.
Os antidepressivos mais indicados pelo médico para controlar a TPM são os inibidores da recaptação da serotonina (IRSS) que incluem fluoxetina, sertralina e paroxetina.
A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, a nutricionista Gabriela Marcelino recomenda consumir alimentos ricos em vitamina B6. "Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes", explica a nutricionista.
Quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior. A TPM do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos.
Marque uma consulta médica se você não está conseguindo controlar a TPM apenas com mudanças de estilo de vida. Busque ajuda de um (a) ginecologista e/ou endocrinologista também se os sintomas da TPM estão atrapalhando as duas atividades diárias, como trabalho e lazer.
A TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual) é uma versão mais intensa e severa da TPM, com a oscilação do humor como manifestação mais perturbadora, podendo prejudicar a vida pessoal e profissional da paciente. Atinge de 3 a 11% das mulheres em idade reprodutiva.
Como é que se fala tomate em inglês?
Quais as características da hipertextualidade?
Qual a cor de tinta para tirar o vermelho do cabelo?
O que significa vou tomar banho?
Como fazer a configuração do Google Maps?
Como deixar o Virtual Box em tela cheia?
Como voltar ao castanho natural?
Como fazer a contextualização de um problema?
Como conjuga o verbo proteger?
Qual é a concordância verbal de surpreender?
Como se conectar comigo mesmo?
O quê Simmel entendia por atitude blasé?