Nada de homenagem a Benjamin Franklin, um dos fundadores dos EUA e inventor do para-raios. O mais provável é que o T (que tem esse nome por causa do formato) seja chamado de benjamin por ter sido criado e patenteado, no começo do século 20, pela empresa Benjamin Electric Company, nos EUA.
Um multiplicador de tomadas (também conhecido por T, T-extensão, e em alguns casos benjamim e no português europeu como Fichas) é um acessório elétrico utilizado para conectar diversos aparelhos elétricos numa mesma tomada.
“Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a uma mesma tomada, pode ocorrer uma má conexão dos pinos, o que certamente provocará um superaquecimento no ponto, deteriorando a isolação e tornando extremamente perigoso”, alerta.
“Nunca utilize um benjamin conectado a outro para não ocasionar sobreaquecimento e curto circuito”, conclui o engenheiro.
A forma correta de escrita da palavra em português é benjamim, com m final, sendo essa a forma reconhecida em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. O uso da palavra Benjamin, com n final, apenas é considerado correto em nomes próprios.
Benjamin Franklin | |
---|---|
Benjamin Franklin numa tela de Joseph Siffred Duplessis. | |
6º Presidente da Pensilvânia | |
Período | 18 de outubro de 1785 até 5 de novembro de 1788 |
Antecessor(a) | John Dickinson |
“Quando há vários equipamentos ligados em um benjamin ou T, e todos funcionando simultaneamente, pode haver sobrecarga, um excesso de corrente”, explica. “Isso pode causar um incêndio.”
O uso de extensões elétricas é permitido? A resposta para essa pergunta, muito comum entre os brasileiros é: SIM! O uso de extensões é liberado para utilização no dia a dia, pois em muitas situações elas são essenciais para viabilizar o funcionamento de algum item que necessite de energia elétrica.
Benjamin, com n no fim, é apenas um substantivo próprio, devendo ser sempre escrito com inicial maiúscula. Através do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, podemos verificar que Benjamim era o nome do filho mais novo de Jacob.
Devido à difícil pronúncia da palavra benjamim, é comum haver erros na escrita dessa palavra, como beijamim e bejamim. Benjamim é um substantivo comum masculino. É um termo muito utilizado para indicar um plugue que permite que três ou mais aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo em uma só tomada, sendo sinônimo de ficha tripla e plugue triplo.
A tomada é projetada para suportar uma determinada corrente, 10 ou 20 Amperes. Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar em um superaquecimento”, explica o engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, Fábio Amaral.
“Ao aumentar a potência de uma tomada, usando eletrodomésticos em um T, deve-se aliviar outras que estejam ligadas no mesmo circuito, para não sobrecarregá-lo”, explica. Uma maneira de reduzir o uso do benjamin é aumentar o número de tomadas no mesmo ponto, desde que respeitando o limite a que circuito foi dimensionado.
Qual o valor do empréstimo do Pronaf?
Onde eu posso encontrar uma lagartixa?
Como achar uma guilda no Free Fire?
Como retirar o certificado de conclusão do Ensino Médio?
Onde pegar o certificado do Encceja 2020?
Como resgatar o brinde da Samsung?
Como fazer o WORG atacar sozinho?
Como solicitar o certificado do ENCCEJA RJ?
Onde fica o número da folha de cheque?
Onde pegar o cartão de embarque?
Tem como reservar passagem na Latam?
Como resetar a maquininha Mercado Pago Point Pro?
Como fazer um pedido de insalubridade?
Quanto tempo o hospital deve guardar o prontuário?