A cor dos cabelos é determinada por fatores genéticos e a proteína responsável por sua pigmentação é a melanina. Dependendo do tipo e da quantidade de melanina encontrada nos fios, pode-se definir a cor natural dos cabelos.
A cor do cabelo depende da presença e rácios de dois grupos de melanina: os eumelaninas (marrom e preto) e os feomelaninas (vermelho e amarelo). A cor do cabelo pode variar de acordo com o local do corpo. Os cílios, por exemplo, são mais escuros, pois contêm altos níveis de eumelaninas.
Deficiências nutricionais, como a de cobre, podem alterar a coloração dos cabelos, deixando-os mais claros. Faixas transversais surgem quando há alterações endócrinas, modificando também a cor e textura em diferentes pontos ao longo dos fios. Mudanças nutricionais podem refletir esses sinais.
Isso tudo acontece porque os raios de sol queimam a melanina, que é a responsável pela tonalidade dos fios. Como o cabelo é composto de células "mortas", que não se regeneram após serem retiradas ou cortadas, os fios ficam permanentemente com a cor mais clara.
Mais do que mudar nosso visual, a melanina protege nossas células da radiação solar. A questão é que a melanina só consegue nos proteger até certo ponto. Se você abusar da exposição ao sol, a melanina do seu cabelo não aguenta começa a se quebrar. Com isso, os fios com menor quantidade de melanina podem parecer loiros.
18 curiosidades que você vai gostar
Ricky revela que é possível clarear os fios de forma natural desde que os cabelos não tenham química. “Alisamento, progressiva, coloração, totalizantes… Quem deseja clarear os fios de forma natural não pode ter nenhum tipo de química como essas”, explica.
Loiras e ruivas naturais, por exemplo, apresentam maiores concentrações de feomelanina, em contrapartida as morenas contam com maiores quantidades de eumelanina nos fios. Assim: Muita eumelanina e pouca feomelanina = cabelos mais escuros. Pouca eumelanina e muita feomelanina = cabelos mais claros.
Por que acontece? Um cabelo desbotado é sinal de oxidação dos fios de fora para dentro, ou seja, o fio vai perdendo a pigmentação e deixando a cor mais alaranjada, se aproximando da cor de “ferrugem”.
Parece clichê, mas a hidratação é sempre o melhor tratamento para recuperar os fios, e com os desbotados, não é diferente. “Os cabelos desbotados tendem a ser desidratados, então é preciso usar produtos hidratantes, sem reposição de queratina, porque ela mexe na estrutura do fio, deixando-os rígidos”, indica Júnior.
Quais são os cursos de curta duração?
Como ensinar um aluno com altas habilidades?
Como lidar com diferença de idade no relacionamento?
O que acontece com o carro com o documento vencido?
Qual é a melhor sistema operacional?
O que os homens gostam de ouvir por mensagem?
Como pagar boleto com cartão de crédito e dividir?
Qual a importância de um sistema de custos?
Quais são as características da cebola?
Como saber se eu preciso fazer rinoplastia?
Qual país mais sedentário do mundo?
Como calcular a necessidade de investimento?
O que Sócrates defendia sobre a educação?
Quanto vale um IPhone no Chile?