A hipertensão pode levar ao desenvolvimento de várias enfermidades, entre elas: Doenças cardiovasculares, como infarto, arritmia e aterosclerose (endurecimento das artérias) Doenças cerebrovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC)
A hipertensão dificilmente apresenta sintomas
Os sintomas costumam aparecer apenas em casos em que há um descontrole rápido da pressão. Quem sofre são os órgãos-alvos: coração, cérebro, rins e olhos. “Nesses casos em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave.
Hipertensão arterial: uma doença silenciosa
Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros. Geralmente, que sente os sintomas, pode estar com o comprometimento elevado.
A HAS é uma doença silenciosa e raramente causa sintomas perceptíveis pelo próprio paciente. Seu diagnóstico é feito por um médico com base nos índices pressóricos. Devido à sua apresentação silenciosa muitos pacientes acabam interrompendo o tratamento por conta própria ou sequer procuram um médico.
“A hipertensão arterial aumenta o risco de acidentes vasculares encefálicos isquêmicos e hemorrágicos, promove o acúmulo de gordura na parede do vaso sanguíneo e a rigidez de pequenos e grandes vasos, reduzindo a capacidade do cérebro de autorregular seu fluxo sanguíneo”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini.
17 curiosidades que você vai gostar
A hipertensão é um mal que, se não tratado adequadamente, pode levar à morte. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) contabiliza que, a cada dois minutos, um brasileiro vai a óbito por conta de complicações decorrentes da doença. Em um ano, o número chega a 300 mil mortes, somente no país.
Hipertensão arterial: os 7 erros que você não pode cometerConsumir sal em excesso.Ingerir gorduras de origem animal.Não praticar exercícios físicos.Fumar.Consumir caféNão reduzir o peso corporal.Não controlar o estresse e a ansiedade.
A Hipertensão arterial crônica na maior parte dos casos não apresenta sintomas. A hipertensão arterial acontece quando a pressão arterial está igual ou acima de 140 mmHg a máxima, por 90 mmHg a mínima “14 por 9”.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é fator de risco para a doença coronária e o acidente vascular cerebral. Desde os estudos de Framingham 1, há quase meio século, cardiologistas e clínicos gerais travam uma batalha preventiva contra a HAS e a doença aterosclerótica coronária (DAC).
O que é preciso para casar no cartório?
Qual a diferença de agente etiológico e agente infeccioso?
Como encerrar uma sessão de mediação?
Quanto tempo demora uma partida de Warzone?
Quanto tempo leva para curar a tendinite?
Qual a diferença da lente 167 e 174?
Quais são os problemas que o Brasil enfrenta hoje?
Quem é mais rico Neymar ou Ronaldo?
O que um cerimonialista de debutante faz?
Como saber se a dívida ativa prescreveu?
Quando vai sair o novo QUALIS?