Contudo, ou o indivíduo opta por uma forma, a qual pode não ser a correta ou fica na dúvida: trago ou trazido? O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer.
É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.
Apenas trazido é o particípio do verbo trazer. É incorreto o uso de trago como particípio. O verbo trazer não é um verbo abundante, ou seja, não admite duas formas equivalentes do particípio. Certo: Se você tivesse dito, eu teria trazido um casaco para você.
A forma correta é “eu tinha trazido“. A palavra trago não pode ser usada como particípio do verbo “trazer”.
Significado de Trazido
Trazido vem do verbo trazer. O mesmo que: exposto, possuído, presenteado, incluído, suscitado, dirigido, guiado, demonstrado, aduzido.
38 curiosidades que você vai gostar
As duas formas são corretas.
Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
Dez dicas de Português sobre verbosPara indicar tempo passado, usa-se o verbo haver. ... Lembre-se: um verbo auxiliar de tempo deve ser seguido, sempre, de um verbo no infinitivo. ... As duas palavras existem e, embora sejam parecidas, apresentam significados diferentes.
Aberto ou abrido ?
O professor Pasquale explica que o verbo abrir é irregular, com um só particípio. A forma correta é aberto .
A grafia correta é aberto. A palavra abrido não existe e não pode ser usada como particípio do verbo “abrir”.
Errado: Eu tinha ABRIDO a porta. Correto: Eu tinha ABERTO a porta. O particípio do verbo abrir NÃO aceita duas formas, isto é, abrir não é um verbo abundante. A única forma correta, neste caso, é aberto.
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.
Prefira o particípio regular nos tempos compostos com os auxiliares ter e haver: Ela tinha pagado a fatura do cartão de crédito. Ele havia pegado a conta. Ele havia gastado todo o dinheiro.
IndicativoPresente. eusou. tués. eleé nóssomos. ... Pretérito Imperfeito. euera. tueras. eleera. nóséramos. ... Pretérito Perfeito. eufui. tufoste. elefoi. nósfomos. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eufora. tuforas. elefora. nósfôramos. ... Futuro do Presente. euserei. tuserás. eleserá nósseremos. ... Futuro do Pretérito. euseria. tuserias. eleseria. nósseríamos.
c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Pessoas verbais, também chamadas de pessoas gramaticais ou pessoas do discurso, indicam a posição de uma pessoa na comunicação. 1. ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós; 2.
Significado de Impressão
substantivo feminino Reprodução em papel de textos ou imagens, com auxílio de impressoras ou máquinas gráficas: impressão de documento. [Figurado] Consequência da influência de algo sobre os sentidos; sensação: causar boa impressão.
1. Deixar representado e gravado (por meio de pressão). 2. Estampar.
O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
Como calcular o imposto no Excel?
Como é calculado o resultado nominal?
¿Cuál es el perímetro de un semicírculo?
Como baixar o jogo Angry Birds para PC?
Como calcular o perímetro de um trapézio retângulo?
Como calcular o metro linear do rodapé?
Como foi calculada a circunferência da Terra?
Qual a medida do raio de uma circunferência?
Como transformar norte magnético em verdadeiro?
Qual é o número de cromossomos?
Quais controles O COD Mobile aceita?
Como calcular margem de lucro unitário?
Como calcular o limite de detecção?
Como funciona a regra de Cramer?
Como jogar Bad Ice Cream com 3 jogadores?