Deise destaca que cada ave tem um tempo de adaptação e, por isso, se a pessoa está em dúvida, deve entrar em contato com a Fundema que os técnicos do órgão auxiliam na soltura. “Muitas vezes a ave pode estar machucada, com a asa cortada, então não pode simplesmente soltar da gaiola. Tem todo um trabalho de adaptação”.
Deixe-a em um local silencioso e calmo. Converse com a calopsita de fora da gaiola. Você pode dizer o que quiser, desde que mantenha a voz calma e sem quaisquer variações súbitas de volume. Além disso, tente falar de maneira suave e sem muito barulho.
Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.
Pegue uma caixa de sapato ou similar, bem limpo, e faça furos para ventilação. Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário.
A gaiola também deve ser limpa para reduzir as chances de seu pássaro desenvolver infecções bacterianas, virais ou causadas por fungos. Troque o forro regularmente, limpe as fezes que caírem em brinquedos ou poleiros e tire alimentos não comidos que se acumulem no chão da gaiola.
O seu pássaro estará mais propenso a voar de volta para a gaiola caso goste de estar lá. Ela deve ser um local perto de onde as pessoas se juntam, para mantê-la interessante, mas distante de janelas, que os fazem crer estarem mais suscetíveis a perigos externos.
No entanto, há vários casos em que se pode — ou até se deve — apanhar um pássaro para conduzi-lo a um caminho melhor. Aves domésticas precisam ser ensinadas a entrarem na gaiola todos os dias. Pássaros silvestres, no entanto, podem precisar de ajuda para saírem de uma casa que acabam de invadir. Olhe para cima e para baixo.
Segure o pássaro gentilmente para não causar nenhum dano. Caso resista, capture-o primeiramente jogando uma toalha ou uma fronha sobre ele para evitar que voe. Ao tê-lo em mãos, você deve firmar as asas, os pés e a cabeça sem pressioná-lo em posições incômodas ou dificultar sua respiração.
Como faço para saber o horário de ônibus?
Quais os movimentos da Terra explique cada um deles?
Como ligar os fios do chuveiro Hydra Fit?
Como sair de um relacionamento psicopata?
Como sair de um curso do Moodle?
Como dizer que vai sair do grupo do WhatsApp?
Como sair de um grupo no WhatsApp pra sempre?
Como voltar ao menu do Xbox One?
Como sair de Dalaran e ir para Orgrimmar?
Como é realizado o exame de PET-CT?
O que são células foliculares femininas?
Como funciona o aparelho de hemodinâmica?
Como é feito o transporte de animais em aviões?