Especialistas são unânimes em dizer que não é recomendável cutucar a casquinha, o que pode atrasar o processo de cicatrização. 3) Enquanto a casca endurece, o ferimento é invadido por outro componente do sangue: os glóbulos brancos, que destroem impurezas alojadas no machucado, como as bactérias.
Cutucar e arrancar a casquinha pode te fazer ter uma cicatriz eterna. Com o hábito, é comum que vá aprofundando e aumentando a ferida. Isso pode transformar o machucado em uma marca que te acompanhará para o resto da vida.
Não adianta arrancar, ela sairá quando houver pele por baixo dela. Mas se a crosta ficar muito dura e seca, o corpo não consegue eliminá-la e ela funciona com uma rolha que não deixa a ferida curar. Passar uma pomada oleosa e sob água morna, fazer movimentos de massagem sobre a crosta devem resolver.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar.
A “casquinha” das feridas nada mais é que uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue – e ela não deve ser arrancada, a fim de proteger o ferimento até que uma nova pele seja formada.
E a casquinha coça porque a pele fica seca. Por isso, é preciso colocar vaselina para umedecê-la. A cicatrização acontece em todos os tecidos do organismo, não só na pele. E um bom processo de cura do corte ou ferimento depende do local e do tipo de pele.
Assim, geralmente, o tratamento é feito com cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar xampus e pomadas que podem amenizar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base de antifúngicos ou corticoides, por exemplo.
Prevenir a formação dessa crosta é a melhor maneira de promover a cura. No entanto, removê-la também é perigoso, pois pode retirar uma nova camada de pele e obrigar que o processo inicie novamente, levando à uma cura mais longa e à formação de cicatriz. Há um jeito certo e um errado de remover as cascas de uma ferida.
Basta mergulhar uma bolinha de algodão ou cotonete no produto, passando-a sobre a casca; deixe-o repousar no local e enxágue, fazendo um novo curativo. Experimente os seguintes remédios naturais: Vinagre de maçã (10 vezes mais água do que vinagre de maçã). Não fique tocando a ferida, já que isso só fará com que queira coçá-la ainda mais.
No entanto, removê-la também é perigoso, pois pode retirar uma nova camada de pele e obrigar que o processo inicie novamente, levando à uma cura mais longa e à formação de cicatriz. Há um jeito certo e um errado de remover as cascas de uma ferida. Fazê-lo corretamente resultará em uma pele mais saudável com mais rapidez.
As casquinhas costumam durar por, no máximo, uma ou duas semanas, até que o tecido extra seja reabsorvido pelo corpo ou seque e caia. Se você não cutucou ou coçou, ela caiu porque seu corpo não precisa mais cicatrizar a pele.
Como funciona o cartão de crédito da Rappi?
Como baixar Lego Os Incríveis para PC?
Quem usa energia solar paga conta de luz?
Como um psicopata trata seus filhos?
Como é feita a coordenação da CIPA?
Como obter o recibo de entrega do CAR?
Como funciona a convocação para as Olimpíadas de futebol?
Como o DIU de cobre age no útero?
Como funciona o fechamento da fatura?
Como descobrir se seu domínio propagou?
Como funciona a chave cartão da Captur?
Como funciona a câmera tripla?
É normal sentir a cordinha do DIU?
Qual a taxa de juros da poupança do banco Sicoob?
Como é a criptografia do Telegram?
Como escrever uma redação em primeira pessoa?