É legal utilizar o WhatsApp para realizar cobrança de dívidas, desde que respeitadas as condições para que não configure abordagem abusiva. Dede 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) reconhece a legalidade do uso desta ferramenta para a cobrança de clientes inadimplentes.
Cobrança pelo WhatsApp é legal; veja como reconhecer a autenticidade e evitar golpes. Cada vez é mais comum que cobranças de dívidas sejam feitas por WhatsApp em vez de ligações telefônicas. A prática não é ilegal.
O código de defesa do consumidor não faz nenhuma referência ao meio de comunicação utilizado em uma cobrança, desde que não cause constrangimento e tortura psicológica é permitida por qualquer meio de comunicação. Concluindo, usar SMS para cobrança, além de eficaz, é legal.
Como fazer cobrança pelo WhatsApp em seis passos1- Descubra se você está falando com a pessoa certa. Antes de enviar uma mensagem de cobrança, é preciso saber se você está falando com a pessoa certa! ... 2- Apresente-se. ... 3- Seja objetivo. ... 4- Procure uma data para pagamento. ... 5- Informe o novo valor. ... 6- Encerre a conversa.
Olá, (nome do cliente), tudo bem? Espero que sim. Aqui é a/o (nome de quem cobra) da empresa (nome da empresa). Vi que o seu pagamento de R$ XX, referente a (descrição do produto ou serviço) com vencimento para (data) ainda não foi feito.
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“Olá, [nome]! Estamos entrando em contato para informá-lo que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor em aberto. Entre em contato para chegarmos juntos a melhor solução.”
Como fazer uma cobrança amigávelRespeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ... Prepare-se. ... Seja assertivo. ... Mantenha a calma. ... Dê alternativas.
“Olá (Nome do cliente), o vencimento do boleto referente a compra na (Nome de sua empresa) vence hoje. Efetue o pagamento e garanta seus produtos. Caso o pagamento não possa ser feito hoje, envie um SMS gratuito com a palavra BOLETO para enviarmos um novo documento com a data de vencimento atualizada.”
6 dicas para cobrar clientes de forma corretaNão tenha medo de fazer a cobrança. ... Seja atencioso e saiba ouvir as justificativas. ... Tenha cuidado com o tom de voz. ... Tente eliminar o conflito na negociação. ... Mantenha a calma em todas as situações.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança abusiva é aquela em que ocorrem ameaças, constrangimento físico ou moralmente para pagar o valor.
Cobrança de dívidas em redes sociais é ilegal e pode gerar danos morais.
Afinal, geralmente quem deve não está devendo por que quer, mas muitas vezes está passando por dificuldades financeiras. Concorda? Com isso em mente e lembrando da legislação, vale ressaltar o que não fazer na hora de cobrar: Xingar a pessoa que está devendo.
Nesse contexto, o Julgador esclareceu que a cobrança do devedor em sua residência, mesmo tratando-se de consumidor, não constitui por si só excesso, pois, no ordenamento jurídico, em regra, o pagamento se realiza no lugar do domicílio do devedor (art. 327 do Código Civil).
De acordo com a lei, as cobranças — de pessoa física ou jurídica — devem respeitar horários. De segunda a sexta, os credores só podem entrar em contato das 8 h da manhã às 20 h. Nos sábados, o contato para cobrança é permitido de 8 h às 14 h e, aos domingos, é proibido entrar em contato para cobrar dívidas.
Formas de fazer um lembrete de vencimentoFaça a abordagem com educação, sendo sempre respeitoso.Escolha um horário adequado, sempre no horário comercial.Ouça o cliente e esteja aberto a negociações, oferecendo parcelamentos e facilitando o pagamento.
4 dicas sobre como cobrar um amigoEstabeleça um prazo antes de cobrar o seu amigo. Tenha em mente que tudo que você combina antes vai te evitar dores de cabeça. ... Pense na mensagem com cautela. ... Use o WhatsApp como um aliado. ... Tente entender o lado do devedor.
3. Corpo do Texto do Lembrete por E-mailPrimeiras sentenças - já que esse é um lembrete amigável, é uma boa ideia começar a mensagem com um tom positivo. ... Mensagem principal - onde você comunica o propósito da mensagem. ... Chame a atenção - Finalmente, diga ao destinatário da mensagem o que você gostaria que eles fizessem.
Não existe uma fórmula mágica para criar uma mensagem de cobrança, mas a sua abordagem deve levar em conta os seguintes fatores:Seja amigável. ... Use palavras educadas. ... Tenha cuidado com o tom de voz. ... Saiba negociar. ... Tenha respeito e discrição. ... Facilite o pagamento. ... Ofereça um bom atendimento ao cliente.
A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei. Deve o credor sempre buscar satisfazer seus créditos com responsabilidade, evitando a exposição do devedor a eventuais situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.
O que não fazer na hora de cobrar uma dívida?Expor em mídias sociais. O credor não pode expor fotos do devedor em redes sociais, pois tal ação pode ser considerada criminosa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. ... Reter documentos. ... Enviar mensagem a terceiros. ... Inventar valores que não existem.
Endividado também tem direitos; saiba o que empresas de cobrança não podem fazerDireito de ser avisado sobre a dívida. ... Não pode expor ao ridículo nem ameaçar o endividado. ... Cobrança tem dia e hora para ser feita. ... Empresas de cobrança não podem contatar terceiros. ... Não podem ser cobrados juros abusivos.
Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor. No entanto, se o contrato não possui a assinatura de duas testemunhas não se preocupe! Há também a possibilidade de cobrança desse título na via judicial.
Como lidar com calotes? Saiba evitar e cobrar clientes inadimplentesUse boleto ou cartão como forma de pagamento. ... Peça referências e uma quantia de entrada. ... Analise o crédito do cliente antes de autorizar a compra. ... Não tenha vergonha de cobrar. ... Aumente a forma de cobrança gradativamente.
Neste caso, procure entendê-la, mostre empatia, mas também seja sincero, explicando que você também tem razões para estar cobrando. Elogie antes e cobre depois: Se a questão for profissional, como cobrar algo de um colega de trabalho, por exemplo, comece a conversa elogiando tudo que está indo bem até agora.
A cobrança de dívida em redes sociais é permitida, entretanto existem limites que não devem ser ultrapassados. Se preferir contate um profissional especializado para se inteirar sobre o assunto. Só não vale cobrar o devedor estando de cabeça quente e expondo-o nas redes sociais, a cobrança pode sair caro a você.
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