O vidro float é muito requisitado no mercado, pois ele possui um baixo custo, resistência e fácil manuseio. Pode ser utilizado em inúmeras aplicações diferentes: decorações, móveis, imóveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, construção civil etc.
Geralmente utilizados na construção civil, automóveis, eletrodomésticos, móveis e objetos de decoração, os vidros planos são considerados, hoje, dominantes na indústria vidreira mundial. O vidro plano (float) atende à norma ABNT NBR NM 294:2004.
O banho float consiste em um processo onde o vidro é despejado, ainda no estado líquido, em uma banheira de estanho de 15cm de profundidade. O estanho, por ser mais denso, faz com que o vidro flutue e fique completamente plano.
O vidro temperado, por exemplo... é o vidro comum/float que é submetido à temperaturas elevadíssimas (têmpera) e o resultado é um vidro até 7 vezes mais resistente que produz pedaços não pontiagudos se estilhaçado. A fabricação do vidro comum evoluiu com o passar do tempo.
Ou seja, em sua fabricação, são utilizadas as mesmas matérias-primas e insumos básicos empregados no processo do vidro float. ... A diferença está na utilização de dois cilindros metálicos na saída do forno por onde passa o vidro já elaborado (massa fundida).
19 curiosidades que você vai gostar
O vidro float (ou comum) é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essas matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro, fundido a aproximadamente 1.000ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito quimicamente controlado.
O vidro impresso, também chamado de vidro fantasia, é produzido a partir dos mesmos materiais de um vidro float. No entanto, ao final da sua fabricação, ele passa por dois rolos metálicos a 900ºC: um dos rolos é liso, enquanto que o outro possui desenhos em relevo, marcando a superfície do vidro.
O vidro temperado é um vidro mais resistente que o vidro comum. Ele é denominado vidro de segurança devido às suas qualidades, como a resistência e menor risco ao usuário em caso de estilhaçamento.
O vidro comum, também conhecido como float ou monolítico possui baixa resistência mecânica, pode ser cortado com facilidade e, da mesma maneira, pode ser quebrado. ... Este tipo de vidro é um material cerâmico transparente, impermeável, liso e duro, mas frágil.
Pensando nisso, preparamos um resumo sobre dois tipos de vidros de segurança para você não ter surpresa na hora de trabalhar com eles.Vidro de segurança temperado.Vidro de segurança laminado.Antes de instalar, fique atento à regra NBR 7199 da ABNT.
Conheça alguns tipos de vidroVidro Comum (FLOAT) Como o próprio nome sugere, o vidro comum, também conhecido como FLOAT, é base para a criação de outros tipos de vidro. ... Vidro Temperado. ... Vidro Laminado. ... Vidro Extraclaro. ... Vidro Laminado de Temperado. ... Vidro Refletivo. ... Vidro Pintado. ... Vidro Insulado.
“Na produção do vidro autolimpante, o vidro plano recebe uma camada de partículas de dióxido de titânio (TiO2), que quebra as moléculas orgânicas e elimina a poeira inorgânica. Os raios UV reagem com a camada do vidro autolimpante e desintegram as moléculas, eliminando a poeira orgânica”, explica Rebeca.
O que são vidros serigrafados? Os vidros serigrafados são aqueles que recebem cores ou desenhos em sua superfície com uma tinta especial, através de rolos ou telas.
Vantagens do vidro fantasia
são uma opção para residências populares: custam menos e proporcionam privacidade (sem a necessidade de cortinas); a textura do vidro difunde a luz direta, tornando-a mais suave (especialmente em fachadas).
O vidro Extra Clear conta com o maior índice de transparência entre todos os tipos de vidro. Isso se dá devido ao baixo teor de óxido de ferro em sua composição, garantindo um alto nível de transmissão luminosa, muito superior à de um vidro comum de mesma espessura.
Mini-Boreal-Muito conhecido no Brasil, este vidro apresenta uma textura suave, feita com micro quadrados e gravação regular.
Também chamado de vidro espelhado, ele conta com uma camada metalizada que ajuda na proteção contra os raios UV. Essa característica possibilita vantagens que vão muito além da estética. É muito comum ver fachadas com vidros refletivos.
O vidro texturizado, também conhecido como vidro fantasia, é produzido igualmente ao vidro float. A única diferença é que no final do processo fabril ele passa por dois rolos metálicos a 900ºC. Um destes rolos é liso, e no outro há desenhos em relevo, que marca a superfície do vidro.
O vidro canelado é um modelo de vidro impresso obtido por meio da estiragem do vidro liso, ou seja, ao longo do seu processo de fabricação ocorre diferentes trocas de calor em pontos específicos da sua superfície que permitem o surgimentos das “ondinhas” vistas a olho nu.
O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.
O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal. Ao invés disso, gera pequenos fragmentos com bordas arredondadas, o que faz do vidro temperado uma opção bem mais segura.
Possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais. Ao se quebrar, o vidro comum espalha pedaços pontiagudos e cortantes. O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados.
Como o vidro é fabricado? O método clássico consiste em fundir a 1500ºC uma mistura de sílica, barrilha e calcário, realizar a moldagem e, por fim, o resfriamento gradativo. O vidro é um material bastante usado em nosso cotidiano.
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
O processo mais moderno de fabricação de vidros planos é denominado flutuação em banho de estanho (float). Este processo consiste em submeter o vidro fundi- do a um banho de flutuação em estanho liquido.
Quais são os problemas comuns de eliminação intestinal?
Qual a diferença entre Educação Especial e atendimento educacional especializado?
Quais são as consequências do lixo?
Quantas ml de Annita para criança de 5 anos?
O que são moluscos e dê exemplos?
Qual é o melhor Pokémon lendario?
Como desbloquear o Boruto na Netflix?
Qual a diferença entre Antártida e Antártica?
Quais são os temas da teologia?
O que significa mulher b * * * * * *?
Como avaliar o processo de alfabetização?
Como era conhecido método intuitivo?
O que a falta de vitamina B1 pode causar no organismo?
Como voltar configuração de fábrica Smart TV LG?