Utilizado em plantas de jardim vasos, roseiras entre outras. Para hortas, serve em jiló, abobrinhas, berinjela, pepino, tomate, etc. Em frutas, pode usar em citros, açaí, acerola, pinha, etc.
Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.
Pode ser usado no transplante de mudas ou sempre que um fertilizante com dosagem balanceada é necessária. A posologia recomendada é de uma colher de café para 1 litro de agua. Aplicar quinzenalmente. Deve ser aplicado nas folhagens e raízes.
O NPK 20-20-20: Pela sua alta concentração é indicada para plantas de grande porte. O NPK 20-10-10 ou 20-05-20: Usada para adubar gramados. E o NPK 25-25-25: Formulação essa voltada para espécies hidropônicas.
Adubos NPK
Ele é recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento e é ótimo para folhagens e gramados. O fósforo (P) é fundamental na formação da clorofila e aumenta a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, uma vez que age no desenvolvimento radicular.
32 curiosidades que você vai gostar
Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.
O adubo granulado precisa sempre ser incorporado ao solo. Ele não deve ficar exposto, nem próximo das raízes e do caule da planta, pois o contato pode causar danos.
O nosso adubo supre toda a necessidade de nutrientes , disponibiliza indutor vegetal para o melhor desenvolvimento, e ainda previne pragas e doenças. Porem caso aconteça algum ataque de fungos e insetos em sua plantação, recomendamos que faça a aplicação com pesticidas indicados para a cultura.
De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas.
A velocidade de absorção foliar dos diferentes nutrientes é variável. O potássio, os elementos secundários e os micronutrientes são absorvidos em períodos de horas até 1 dia; já a velocidade de absorção do fósforo é mais lenta.
A adubação foliar deve ser feita no momento em que a planta não está captando água com tanta intensidade, o que significa que ela não estará com déficit hídrico. A aplicação deve ser realizada com bicos pulverizadores, que previnem o acúmulo de gotas muito grandes que podem molhar em excesso a folhagem.
Assim, é preferível que a uréia seja aplicada em solo seco, mas com possibilidade de chuva no mesmo dia ou nos dias subseqüentes, visando sua incorporação no solo pela água, do que em solo úmido, mas sem chuva subseqüente.
Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.
Existem dois tipos de adubos para flores: os orgânicos e os inorgânicos. Os primeiros são aqueles diretamente extraídos de elementos naturais, como húmus de minhoca, farinha de osso e esterco curado de aves. Relativamente fáceis de se conseguir, eles são eficientes e necessários para garantir a qualidade do solo.
Hydrofert Manutenção, formulação 18-18-18, é um fertilizante foliar que pOssui NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) essenciais as plantas em equilíbrio, tornando-se um ótimo aliado na MANUTENÇÃO DE ORQUÍDEAS E DEMAIS CULTURAS.
MODO DE USAR: Em vasos usar 5g (colher de café) para 1 kg de terra. Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se aplicar o produto na projeção das copas das plantas e não próximo ao caule. Regar após a aplicação.
Frequência de adubação: na primavera/verão a cada 15 dias e outono inverno a cada 30 dias. Entre as aplicações regar normalmente as plantas com água.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
Quais são as melhores práticas para aplicar fertilizante NPK?NPK 8-8-8: indicado para plantas mais delicadas, como orquídeas e bromélias, uma vez que apresenta uma formulação mais equilibrada;NPK 10-10-10: trata-se de uma formulação padrão recomendada para gramas, folhagens e vegetações que não têm frutos ou folhas;
Quem tentou reconstruir os muros de Jerusalém?
Como alterar um slide padrão no Power Point?
O que não pode comer quando tem pedra no rim?
Quanto tempo tomar azitromicina para sinusite?
Como se dá o processo de quimiotaxia?
Onde fica a aceleração de hardware?
Qual é a estrutura do texto dissertativo-argumentativo explique cada elemento dessa estrutura?
O que comer para não ter pico de insulina?
Pode dar arroz com casca para porco?
Qual o valor do Auxílio Brasil para o mês de novembro?
Como iniciar uma criação de peixes ornamentais?
Quando a linguística surgiu no Brasil?
Como gerar Guia de recurso extraordinário?
Porque o transporte ferroviário é pouco utilizado no Brasil?
Como calcular a área de cobertura de um telhado?