A palavra xamã vem do russo - tungue saman - e corresponde a práticas dos povos não budistas das regiões asiáticas e árticas especialmente a Sibéria (região centro norte da Ásia).
Esse era o domínio do xamã, figura tribal que exercia múltiplas funções – de sacerdote e curandeiro, pesquisador do poder de cura das plantas, a músico e poeta, narrador e guardião dos mitos e histórias do seu povo.
A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.
Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas. Os primeiros exploradores e etnógrafos russos sugeriram que os primeiros xamãs eram simples curadores da natureza.
Não apenas os pesquisadores relacionam o Santo Daime ao xamanismo, mas também os próprios adeptos. O fato de o consumo da ayahuasca ser o elemento central dos rituais aproxima essa religião da práxis xamânica.
Michael Harner Michael Harner (Washington, D.C., 27 de abril de 1929 - 3 de fevereiro de 2018) foi um antropólogo americano e investigador em xamanismo, fundador e presidente da Fundação para Estudos Xamânicos (Foundation for Shamanic Studies), sediada em Mill Valley, Califórnia.
"Xamã" parece derivar de çaman, palavra empregada pelos Evenks siberianos para designar os seus especialistas rituais. É análoga a "pajé", derivada por sua vez de termos das línguas tupi-guarani também utilizados na referência a tais especialistas.
Geizon Carlos da Cruz Fernandes (Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1989), mais conhecido pelo nome artístico Xamã, é um rapper, cantor e compositor brasileiro.
Para o xamanismo o que é importante é o encontro da cura e do equilíbrio com o auxílio da sabedoria dos espíritos, pois eles têm a resposta de anos de tradições e sabedorias, estes espíritos podem ser de pessoas, antigo xamãs, da natureza, animais ou criaturas míticas.
Por isso, há vestígios de práticas xamânicas em diversos credos: a defumação nas cerimônias católicas, o banho de ervas no candomblé, o passe no espiritismo, a meditação no budismo… Com influência mais ou menos notória, esses ritos têm sua raiz no xamanismo.
Isso pode ser feito com respeito e conhecimento ou de uma maneira desinformada e incorreta que muitos acham ofensiva. O xamanismo ocidental costuma ser ensinado como uma técnica de auto aperfeiçoamento, enquanto muitas tradições mais antigas causam danos ao xamã, inclusive práticas “malignas” ou “nebulosas”, ou focam em ajudar a comunidade.
Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma. O sacerdote dessa crença, ou seja, a pessoa responsável pela manifestação de poderes sobrenaturais da natureza é o xamã.
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